Ontem à tarde, Maria Cecília, 7 anos, e Nícolas Silveira, 9 anos, foram até a UBS Central se vacinar. Ao lado da mãe, Elisiane Alves, de 42 anos, os corajosos irmãos receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. (Foto: Alvaro Pegoraro)
Ontem à tarde, Maria Cecília, 7 anos, e Nícolas Silveira, 9 anos, foram até a UBS Central se vacinar. Ao lado da mãe, Elisiane Alves, de 42 anos, os corajosos irmãos receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Entre os números de adesão à vacina contra o novo coronavírus em Venâncio Aires, chama atenção que o índice de crianças de 5 a 11 anos vacinadas passa um pouco da metade do público total desta faixa etária, que já poderia se imunizar. Atualmente, 55% destas crianças estão protegidas contra o vírus com a primeira dose. Além disso, apenas 37% já receberam as duas doses, conforme dados da equipe de imunizações.

A enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Janete Fernandes de Souza, explica que um dos fatores que leva os pais a não vacinarem os filhos é o momento mais brando vivenciado em relação aos casos e óbitos de Covid-19. “Quando se aumentam os casos ou acontece um óbito, vemos que a procura pela vacina aumenta. Depois, cai novamente. No entanto, a preocupação com a proteção deveria acontecer sempre”, afirma. Outro fator que a equipe percebe em relação à queda da vacinação é em decorrência de o Governo Federal ter anunciado o fim da emergência sanitária por Covid-19 em abril deste ano.

“A vacinação contra a Covid-19 para as crianças faz a diferença por não trazer complicações numa possível infecção pelo vírus, evitando internações e até uso de UTIs. E, principalmente, um pós-Covid sem sequelas.”
JANETE FERNANDES DE SOUZA
Enfermeira responsável pelo setor de imunizações

Outros públicos

Janete destaca que, além das crianças, a preocupação também aparece no público com 40 anos ou mais, que são aquelas pessoas que já deveriam estar recebendo a quarta dose e não comparecem. “Percebemos uma resistência. Escutamos conversas do tipo: se já fiz três doses, pra que fazer mais uma?”, comenta. A maioria das pessoas que buscam a terceira dose, segundo a enfermeira, também o fazem em função de obrigações das empresas nas quais trabalham.

Porcentagens de vacinação contra a Covid-19*

• Dose 1 91,69%
• Dose 2 81,76%
• Dose 3 46,81%
• Dose 4 9,91%
*Números do vacinômetro da Prefeitura, atualizado em 26 de julho, com público de 5 anos ou mais.

Meta de vacinação nas crianças

• 5 a 11 anos 5.405 crianças
• 3 e 4 anos 1.535 crianças