A importância da conservação do solo é dos assuntos que integra o currículo do curso técnico em Agropecuária para estudantes do Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc).
Desde 2012, o tecnólogo em Agricultura e mestre em Agricultura Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Evandro Silveira, 34 anos, trabalha com os jovens das seis turmas do curso técnico em Agropecuária e orienta as práticas de manejo e conservação do solo.
De acordo com o profissional, os estudos e as atividades práticas realizadas na escola para prevenir a erosão do solo atraem a atenção dos estudantes, que demostram interesse em aprender sempre novas técnicas sobre o assunto.
“Já no 1º ano de estudos, trabalhamos sobre a importância da conservação do solo. Sempre falo para meus alunos que a base da agricultura é o solo, por isso é necessário ter preocupação com ele, conservar, preservar e fazer a manutenção correta”, comenta.
Outra atividade realizada pela Efasc é sobre a curva de nível, que segundo o professor, ela serve para além de evitar a perda de matéria orgânica e minerais do solo, controla a erosão do solo e retém água da chuva em uma linha de curvas.
Além disso, há técnicas de adubação verde, para promover a reciclagem de nutrientes do solo e torná-lo mais fértil, por meio do plantio de mistura de sementes de crotalária, feijão-guandu, sorgo forrageiro e milheto. Conforme Evandro, outros fatores analisados pelos jovens são a qualidade de solo, índices de fertilidade e pH do solo.
“A base da agricultura é o solo, por isso é necessário ter preocupação com ele, conservar, preservar e fazer a manutenção correta.”
Evandro Silveira
Mestre em Agricultura Orgânica e professor da Efasc
Saiba mais
Localizada em Linha Santa Cruz, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul atende 144 jovens de 11 municípios da região, sendo Venâncio Aires um deles. A escola oferece o Ensino Médio em conjunto do curso técnico em Agropecuária.