Prefeita em exercício afirma que solucionar a falta de água em Venâncio é prioridade

-

Até o dia 3 de fevereiro, é a vice-prefeira Izaura Landim que estará à frente da Prefeitura de Venâncio Aires. Ela assumiu como prefeita em exercício na terça-feira, 21, quando o prefeito Jarbas da Rosa, oficialmente, saiu para um período de férias. Em entrevista ao vivo para o programa Folha 105 – 1ª edição, na Terra FM, Izaura falou dos principais assuntos que nortearam a reunião com o secretariado desta semana e elencou os recorrentes registros de falta de água como tema de prioridade máxima. “Precisamos revisar algumas coisas, o município vai se posicionar. A população tem toda a razão em fazer essas queixas. Tivemos pessoas que ficaram 48 horas em água”, destacou.

Assista: Confira a entrevista para o Folha 105 – 1ª edição

Falta de água

As falhas no abastecimento se intensificaram nos últimos dias, com registros de rompimentos de redes que impactaram moradores de diferentes bairros, especialmente da região alta da cidade. Entretanto, Izaura observa que há problemas que são anteriores à instalação do novo reservatório inaugurado na última semana, no bairro Bela Vista. “Eu estive nesta inauguração e pude ouvir das lideranças da Corsan que novas tecnologias virão para detectar alguns problemas nas nossas redes e que, com tempo, isso vai diminuir os problemas de falta de água no município. Porém, nós já estamos com essa promessa, com essa fala há muito tempo. Nós já estamos incomodados com isso enquanto gestão pública e vamos tomar algumas atitudes que serão estabelecidas em uma reunião para que realmente ocorra essa diminuição das ocorrências de falta de água”, antecipou.

Em Santa Cruz do Sul, o prefeito Sérgio Moraes sinaliza a possibilidade de municipalização dos serviços de saneamento. A prefeita em exercício disse que a Administração de Venâncio não tratou desta possibilidade, mas observou que há instrumentos jurídicos e administrativos que serão utilizados nos próximos dias. “Não temos a concessão da água, mas somos corresponsáveis enquanto Prefeitura pela falta de água lá na torneira da dona de casa que está tentando fazer o almoço e não consegue, daquela pessoa que quer tomar um banho e não consegue, daquela pessoa que trabalha o dia todo e chega em casa e não tem água. É uma necessidade básica, que deve ser suprida. Também nos sentimos responsáveis por isso”, declarou.

A reportagem da Folha questionou a Corsan sobre esses problemas recentes e traz explicações da companhia no link abaixo:

Corsan explica que pressão e rompimento de redes podem comprometer abastecimento


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido