Prefeito de Sério é eleito presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari

-

Prefeito reeleito de Sério, Sidinei Moisés de Freitas (MDB) foi aclamado na quinta-feira, 23, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), entidade composta por 27 municípios, incluindo Venâncio Aires. A eleição da diretoria ocorreu durante assembleia realizada em Estrela. O prefeito da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa, será um dos quatro vices-presidentes na nova diretoria, que terá mandato de um ano.
Freitas substitui o ex-prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, que assumiu a função na metade de 2024, quando o chefe do Executivo de Venâncio, que era o presidente, deixou o cargo para concorrer à reeleição. “Estou motivado a encarar esse desafio, vou procurar fazer a minha parte e escrever meu nome e do meu município na história da Amvat. Nosso objetivo é atuar pelo desenvolvimento dos municípios, pois somos um Vale muito pujante, que representa muito para a economia do Rio Grande do Sul”, salientou Freitas.

“Sou prefeito de um município de cerca de 2 mil habitantes e ser presidente da Amvat, uma entidade com mais de 60 anos de história, é uma grande responsabilidade, especialmente com as diversas pautas do Vale, como a reconstrução após as enchentes e a concessão da RSC-453.”
SIDINEI MOISÉS DE FREITAS – Presidente da Amvat



Em entrevista à Folha do Mate e Rádio Terra FM, Freitas elencou a revisão das tarifas do free flow previstas no edital de concessão da RSC-453 como prioridade da entidade. “Vamos buscar meios de reduzir esse valor. Queremos que o Governo do Estado garanta a ampliação do seu investimento para que a concessionária consiga apresentar uma proposta de redução das tarifa. Além disso, a região do Vale do Taquari foi uma das mais afetadas nas cheias de 2023 e 2024 e nada mais justo que o Estado amplie seus investimentos nas estradas da região”, defendeu. Ainda nesta sexta-feira, 24, durante audiência pública que debateu a concessão da RSC-453, em Lajeado, a entidade solicitou a realização de uma reunião presencial com lideranças da região e equipe técnica da Secretaria de Reconstrução Gaúcha, para o esclarecimento das dúvidas dos prefeitos e demais lideranças.

Sede própria

Conforme Freitas, uma das metas da gestão é debater a construção de uma sede própria para a Amvat. Para dar início a esse projeto, a associação conta com mais de R$ 500 mil em caixa. Ainda não há definição de local para a sede.
Atualmente, a entidade conta com espaço cedido em Estrela e realiza reuniões em diferentes cidades, conforme organização e convite dos gestores. Exemplo disso é o convite do prefeito de Venâncio Aires para que os gestores municipais realizem uma reunião conjunta com a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorrerá em maio. “Prefeito Jarbas manifestou essa vontade e faremos de tudo para atender esse pedido”, disse o presidente.





Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido