Moisés de Freitas, do MDB, foi aclamado presidente da Amvat (Foto Divulgação)
Moisés de Freitas, do MDB, foi aclamado presidente da Amvat (Foto Divulgação)

Prefeito reeleito de Sério, Sidinei Moisés de Freitas (MDB) foi aclamado na quinta-feira, 23, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), entidade composta por 27 municípios, incluindo Venâncio Aires. A eleição da diretoria ocorreu durante assembleia realizada em Estrela. O prefeito da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa, será um dos quatro vices-presidentes na nova diretoria, que terá mandato de um ano.
Freitas substitui o ex-prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, que assumiu a função na metade de 2024, quando o chefe do Executivo de Venâncio, que era o presidente, deixou o cargo para concorrer à reeleição. “Estou motivado a encarar esse desafio, vou procurar fazer a minha parte e escrever meu nome e do meu município na história da Amvat. Nosso objetivo é atuar pelo desenvolvimento dos municípios, pois somos um Vale muito pujante, que representa muito para a economia do Rio Grande do Sul”, salientou Freitas.

“Sou prefeito de um município de cerca de 2 mil habitantes e ser presidente da Amvat, uma entidade com mais de 60 anos de história, é uma grande responsabilidade, especialmente com as diversas pautas do Vale, como a reconstrução após as enchentes e a concessão da RSC-453.”
SIDINEI MOISÉS DE FREITAS – Presidente da Amvat



Em entrevista à Folha do Mate e Rádio Terra FM, Freitas elencou a revisão das tarifas do free flow previstas no edital de concessão da RSC-453 como prioridade da entidade. “Vamos buscar meios de reduzir esse valor. Queremos que o Governo do Estado garanta a ampliação do seu investimento para que a concessionária consiga apresentar uma proposta de redução das tarifa. Além disso, a região do Vale do Taquari foi uma das mais afetadas nas cheias de 2023 e 2024 e nada mais justo que o Estado amplie seus investimentos nas estradas da região”, defendeu. Ainda nesta sexta-feira, 24, durante audiência pública que debateu a concessão da RSC-453, em Lajeado, a entidade solicitou a realização de uma reunião presencial com lideranças da região e equipe técnica da Secretaria de Reconstrução Gaúcha, para o esclarecimento das dúvidas dos prefeitos e demais lideranças.

Sede própria

Conforme Freitas, uma das metas da gestão é debater a construção de uma sede própria para a Amvat. Para dar início a esse projeto, a associação conta com mais de R$ 500 mil em caixa. Ainda não há definição de local para a sede.
Atualmente, a entidade conta com espaço cedido em Estrela e realiza reuniões em diferentes cidades, conforme organização e convite dos gestores. Exemplo disso é o convite do prefeito de Venâncio Aires para que os gestores municipais realizem uma reunião conjunta com a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorrerá em maio. “Prefeito Jarbas manifestou essa vontade e faremos de tudo para atender esse pedido”, disse o presidente.