Prefeito de Venâncio anuncia que Corsan será autuada devido às condições da água

-

Uma reunião emergencial realizada na manhã desta segunda-feira, 23, na Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires, tratou de um dos temas mais comentados nos últimos dias pela população venâncio-airense: a coloração e qualidade da água. O prefeito Jarbas da Rosa instituiu uma comissão para tratar do assunto e anunciou que o Município irá notificar e autuar a Corsan devido às condições da água que está saindo nas torneiras. São diversos os relatos de moradores sobre a coloração amarelada ou marrom da água e também sobre o mau cheiro.

O chefe do Executivo também anunciou que irá se reunir com a superintendência regional da Corsan nesta semana e buscará apoio do Ministério Público para acompanhar as demandas. “Estamos notificando, estamos autuando e estamos trabalhando intensamente para que a Corsan possa apresentar um trabalho de qualidade. Está no contrato, estamos cobrando todos os dias e estamos acompanhando. A população pode ter certeza que estamos em cima deste resultado que queremos, uma água de qualidade”, frisou.

Relembre

Na última semana, a estatal foi notificada pelo governo municipal e amostras de água foram coletadas em diferentes pontos da cidade para análise laboratorial. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental do município, Gabriel Alves, apesar de a água apresentar um aspecto turvo, o resultado aponta que a qualidade é satisfatória para o consumo humano. A análise e o laudo são do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), de Porto Alegre.

Além disso, em resposta a notificação emitida pela Prefeitura, a Corsan argumenta que coloração ‘amarelada’ se deve a dois fatores. O primeiro é por conta do baixo nível do Arroio Castelhano, principal fonte de abastecimento da cidade. Com a estiagem é necessário captar a água de forma mais profunda e que por isso, vem acompanhada de muita matéria orgânica. Além disso, a companhia aumentou a dosagem do cloro, o que faz com que a ferrugem presente em canos mais antigos da rede de abastecimento se soltem com mais frequência.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido