Assessor Darlan Rieger, secretário de Desenvolvimento Econômico Marcos Hüttmann e o prefeito Jarbas da Rosa receberam a premiação da equipe do Sebrae (Foto: Divulgação/AI Prefeitura)
Assessor Darlan Rieger, secretário de Desenvolvimento Econômico Marcos Hüttmann e o prefeito Jarbas da Rosa receberam a premiação da equipe do Sebrae (Foto: Divulgação/AI Prefeitura)

No ano passado, Venâncio Aires conquistou o prêmio Cidade Empreendedora do Rio Grande do Sul, do Sebrae RS. Por conta disso, a Prefeitura recebeu o convite para integrar a comitiva que viajará para Medellín, na Colômbia, entre os dias 9 e 17 de agosto.

O prefeito Jarbas da Rosa e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, estarão presentes no ‘Cidade Empreendedora: Missão Medellín’. Neste ano, o evento tem como foco a inovação, tecnologia e ecossistema.

De acordo com Hüttmann, o Sebrae já levou algumas administrações municipais, dentro do programa Cidade Empreendedora, para missões semelhantes. Para ele, participar dessa missão será uma experiência transformadora. “Nos permitirá conhecer de perto como uma cidade que enfrentava enormes desafios sociais e estruturais se reinventou por meio da inovação, da tecnologia e da valorização das pessoas.”

O compromisso, segundo o titular do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, é trazer aprendizados para Venâncio e políticas públicas que estimulem a educação empreendedora entre os jovens, a criação de espaços de inovação nos bairros e fortalecimento da cultura inovadora como ferramenta de transformação social.

O prefeito Jarbas da Rosa enfatiza que os custos da viagem são de responsabilidade do Sebrae, tanto hotel quanto passagem, então não há a utilização de nenhum recurso da Administração Pública. “Temos muito ainda para inovar e melhorar. E a busca do conhecimento tem esse ideal, não se acomodar, trazendo inovações para o município se tornar referência para todo o estado”, completa.

Por que Medellín, na Colômbia?

Com um ecossistema vibrante de startups, hubs de negócios e incentivos ao empreendedorismo, Medellín é considerado o destino ideal para quem busca crescimento e colaboração no mercado global. Se destaca, ainda, como um centro tecnológico emergente.

Além disso, também chama atenção pela rápida mudança e visão para o mundo. Décadas atrás conhecida como cidade do narcotráfico, em especial por conta do narcotraficante Pablo Escobar, agora é considerada um exemplo de sucesso e inovação na América Latina.

“Medellín é case da América Latina quando falamos em criação de espaços públicos que integrem cultura, educação e inclusão social, e construção de um ecossistema vibrante de startups e empreendedorismo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, e o assessor da pasta, Darlan Rieger estiveram em Brasília nesta semana para mais um evento do Sebrae, o ‘Transformar Juntos’. Neste ano, o tema central é Sustentabilidade e Resiliência Climática.