O governo municipal vai realizar de um novo mutirão para zerar a fila de espera por mamografia. O projeto de lei autorizando o pagamento dos exames não abrangidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovado na Câmara de Vereadores, realizada na noite da terça-feira, 27.
De acordo com a mensagem justificativa da matéria, assinada pelo prefeito Carlos Bohn (PSDB), essa será uma das ações desenvolvidas durante o Outubro Rosa, campanha anual realizada mundialmente com a intenção de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama.
A Secretaria Municipal de Saúde encaminha regularmente pacientes para a realização de mamografias, sendo que, atualmente, há uma demanda de 88 pacientes dentro da faixa etária atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que compreende dos 50 a 69 anos, e ainda 136 até 49 anos e acima de 70 anos, totalizando neste momento 224 pessoas na fila de espera.
Em casos de urgência, a Prefeitura tem contrato de exames através do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A Administração Municipal acredita que a nova etapa do mutirão poderá ultrapassar a marca de 250 exames, com um investimento superior a R$ 12,5 mil.
O Executivo realizou consultas de preços por empresas do ramo, localizadas na região, sendo que o menor preço ficou, inclusive, abaixo do praticado no ano passado. O mutirão, que atenderá casos de prevenção, teve aval do Conselho Municipal da Saúde.