A Administração Municipal de Vale Verde auxiliou, na tarde desta quarta-feira, 8, na remoção de famílias que residem em uma área com risco de desmoronamento na localidade de Alto Potreirinho, interior do município. Na tarde de ontem, o prefeito Carlos Gustavo Schuch chamou a geóloga Ana Paula Spohr, de Lajeado, para avaliar as rachaduras no solo.
A ameaça é que, pelo menos, quatro residências possam ser atingidas. Após verificação minuciosa, a profissional concluiu que se trata de uma área de alto risco de desmoronamento, uma vez que foram verificadas evidências de movimentação do solo, como trincas de tração e degraus de abatimento.
Assim, o chefe do Executivo sugeriu para as famílias que elas deixassem as residências nos próximos dias, principalmente enquanto estiver chovendo. Os moradores concordaram e com auxílio de transporte e servidores das secretarias de Assistência Social, de Obras e de Agricultura, foram removidos para o salão da comunidade local e para casas de parentes.
“Por uma questão de prevenção e precaução, já que há possibilidade de desmoronamento da encosta do Cerro do Alto Potreirinho, solicitamos às famílias que deixassem suas casas, pelo menos hoje e, talvez, no próximo fim de semana, quando há previsão de mais chuva. Achamos prudente proteger, em primeiro lugar, a vida das pessoas, para depois pensar nos bens materiais”, destacou o prefeito.
Fonte: AI Prefeitura de Vale Verde