A Administração Municipal de Vale Verde, por meio da Secretaria de Saúde, passou a gerir a manutenção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com recursos próprios. A medida foi adotada após a verba destinada ao Município através de emenda parlamentar ter terminado em maio deste ano. O investimento mensal do Executivo será de R$ 12,5 mil.
“Para não parar com a prestação deste serviço tão importante para nossa comunidade decidimos, depois de um levantamento minucioso, manter o programa com recursos próprios, pelo menos até que se consiga uma nova emenda parlamentar, para continuar custeando as práticas integrativas”, explicou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.
Ele relatou que os atendimentos proporcionam bem-estar, qualidade de vida, melhora na saúde física, mental, emocional e espiritual dos pacientes, o que resulta na diminuição nas filas na Unidade Básica de Saúde (UBS). O secretário de Saúde, Gabriel Dettenborn de Mello, chama a atenção, por exemplo, para a diminuição da necessidade do uso de antibióticos e injetáveis para dor pelos pacientes atendidos pelas PICS.
A única preocupação do chefe do Executivo é relacionada ao orçamento da saúde. Por isso, ele afirmou estar empenhado em conseguir outra emenda parlamentar para viabilizar as PICS com atendimentos na íntegra e sem riscos de paralisação por falta de recursos.