Diante do fato ocorrido em Blumenau, Santa Catarina, na semana passada, onde um homem invadiu uma escola e provocou a morte de quatro crianças, o prefeito Carlos Gustavo Schuch juntamente com a secretária de Educação, Patricia Gerhardt, decidiu montar um plano de ação, que aumente a segurança nas quatro escolas municipais e na estadual também.
O primeiro passo foi se reunir com o comandante regional da Brigada Militar do Vale do Rio Pardo, coronel Giovani Paim Moresco, com o objetivo de viabilizar ações em parceria com a entidade, que resultem em maior segurança para os alunos da rede municipal de ensino, bem como para os estudantes da escola estadual Curupaiti.
O segundo passo será o compartilhamento das ações com os municípios da região, através da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
Como medidas imediatas, o prefeito está buscando viabilizar um treinamento para os servidores das escolas, no sentido de aprenderem o que fazer em caso de ameaça, como buscar ajuda imediata, possuir opções de fuga e proteção aos estudantes. Outra medida que está sendo estudada, é com relação à aquisição e colocação de câmeras de monitoramento nas escolas, e implantação de vigilantes nos educandários.
Uma medida que já está em prática, é a vigilância ostensiva da Brigada Militar, que está atuando com mais intensidade nos arredores das escolas, atenta a qualquer situação ou pessoa em situação suspeita.
“Mesmo que não tenhamos nenhum histórico de invasões em escolas, a possibilidade de um fato semelhante ao de Santa Catarina nos preocupa muito, e por isso, estamos tomando estas medidas de segurança e prevenção”, destacou o prefeito. (Fonte: AI Vale Verde)