A Administração Municipal de Vale Verde, por meio da Secretaria de Finanças e Educação, promoveu na manhã da quarta-feira, 28, o 2º Seminário de Educação Fiscal do município. O evento foi realizado no refeitório da Comunidade Evangélica. Uma das primeiras atividades foi a apresentação da mascote da Educação Fiscal, a Coruja de olhos atentos.
As palestras iniciaram com o projeto de Educação Fiscal ‘Cidadania Fiscal’, desenvolvido com os alunos do 9º ano e pela professora Maria Cristina Kaufmann, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde. Depois, foi a vez do representante da empresa Treina Assessoria, Jorge Luiz Schroter, apresentar o tema ‘Incremento de receitas municipais de ICMS.’
Na sequência, a professora Maria Cristina Kaufmann coordenou a apresentação do projeto ‘Tributos e Educação Fiscal’, desenvolvido com os alunos do 9º ano da Emef José de Anchieta, de Passo do Sobrado. A última programação do seminário envolveu os servidores da Receita Estadual Décio Rauber e Tamara Dentee e a professora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Tatiele Kuntz, que palestraram sobre ‘Tributos, Educação Fiscal, Cidadania e o Programa Nota Fiscal Gaúcha.’
Avaliação
Além de Vale Verde, participaram da segunda edição do Seminário de Educação Fiscal 16 municípios de várias regiões do Rio Grande do Sul, como Passo do Sobrado, Rio Pardo, Caibaté, São Martinho da Serra, Ibarama, Mato leitão, Santa Cruz do Sul, Santa Clara do Sul, Taquari, Cerro Branco, Salvador do Sul, General Câmara, Alvorada, Guaíba, Sapucaia do Sul e São José do Norte.
“Ao mesmo tempo em que parabenizamos a professora e os alunos, destacamos a importância destes trabalhos realizados nas escolas, que vem a contribui para o desenvolvimento da cidadania e responsabilidade dos envolvidos”, destacou o fiscal tributário e um dos organizadores do evento, Luis Carlos da Silva.
Para o prefeito Carlos Gustavo Schuch, o evento foi marcado por uma manha de muita integração, conhecimentos compartilhados e aprendizados. “Todos os 17 municípios presentes puderam atualizar as novas regras sobre a questão tributária e mais especificamente sobre o PIT [Programa de Integração Tributária]. Parabenizamos os palestrantes que apresentaram seus cases com muita propriedade e conhecimento. Foi um seminário muito proveitoso”, avaliou.
Além do chefe do Executivo de Vale Verde, acompanharam a atividade o vice-prefeito, Ricardo Froemming; o presidente da Câmara de Vereadores, Elário Rosa da Silva; o secretário de Finanças, Indústria e Comércio e Secretário de Administração e Planejamento, Norton Gabriel Stumm; e a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Patrícia Gerhardt.