A direção-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) reuniu na tarde desta quinta-feira, 31, representantes dos municípios de Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul e General Câmara para tratar da manutenção da ERS-130, estrada principal de Vila Mariante e que dá acesso também aos demais municípios.
Com a destinação de R$ 2 milhões à empresa Encopav – que tem a concessão de manutenção das estradas não pavimentadas no Estado, o diretor-geral, Luciano Faustino, solicitou apoio dos Municípios para ampliar os trabalhos. “Solicitamos que cada Prefeitura avalie no que pode ajudar para que possamos ampliar os trabalhos e os quilômetros abrangidos de manutenção. Temos consciência que esse recurso não será suficiente, mas queremos iniciar em outubro e, com apoio dos Municípios, o trabalho será mais efetivo”, manifestou o representante do Estado.
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, que mantém trecho de aproximadamente dez quilômetros da via, garantiu apoio através do empréstimo de máquinas ao Estado. Na oportunidade, solicitou atenção e urgência na manutenção de duas pontes, na divisa com General Câmara e Cruzeiro do Sul. “Desde a última enchente, essas duas estruturas nos preocupam muito. Pelas fotos e relatórios, vocês podem conferir a necessidade urgente de recuperação”, destacou Jarbas da Rosa.
Do encontro realizado em Porto Alegre, ficou definido prazo de dez dias para as Prefeituras manifestarem, via ofício, o apoio ao Estado e até o final de setembro o Daer definirá o cronograma de trabalhos que será executado na ERS-130 nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Fonte: AI Prefeitura