Prefeitura de Venâncio emite comunicado e alerta que atendimentos de urgência pelo SUS não mudam no HSSM

-

A Prefeitura de Venâncio Aires emitiu um comunicado na manhã de hoje, 4, em que comenta sobre a repercussão da suspensão temporária das consultas particulares e convênios no HSSM. A manifestação destacou que os atendimentos pelo Sistema único de Saúde (SUS) nada mudam, já que, segundo a nota, crianças e adultos em situação de urgência e emergência são avaliados por médicos que checam a necessidade de especialista.

“A interrupção de um serviço particular não cabe interferência da Prefeitura. Ainda assim, vamos buscar o diálogo com a direção do Hospital São Sebastião Mártir, a Unimed e com o grupo de médicos visando a retomada dos atendimentos de consultas via convênio”, consta na nota.

O secretário de Saúde, Tiago Quintana, enfatizou que estão dialogando com o HSSM e sugestionando possíveis soluções, como a colocação de um plantonista pela própria Unimed, já que as pessoas pagam pelo serviço.

Onde procurar atendimento?

  1. A orientação para os pais e responsáveis de crianças que necessitem de atendimentos particulares como consultas médicas, é que se dê prioridade para agendamentos nos consultórios dos médicos pediatras. Em Venâncio, são quatro pediatras que atendem através do convênio Unimed.
  2. Na rede básica, há atendimentos de pediatras na UBS Santa Tecla, em todos os dias à tarde das 13h às 15h; e na UBS Central, nas segundas e terças, das 13h30min às 15h30min; nas quartas das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, nas quintas das 7h30min às 11h30min e 13h às 17h; e nas sextas das 7h30min às 11h30min.
  3. Na UPA, há atendimento 24 horas de clínico geral. A orientação é de que casos sem gravidade sejam tratados na unidade. Segundo o superintendente da unidade de Venâncio, Rodrigo da Silva, 20% dos atendimentos são pediátricos, feitos em crianças de 0 a 12 anos.
  4. O caminho mais rápido, em todo caso, principalmente durante à noite e nos fins de semana, é procurar a UPA, pois lá é feito uma triagem completa com levantamento de sinais vitais, pressão sanguínea, batimentos, temperatura, saturação e escala de dor. Em cima disso é dada a classificação, que se for de urgência, é imediatamente encaminhada ao hospital. Quedas, acidentes e fraturas expostas são consideradas urgentes e imediatas.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido