Com o objetivo de garantir mais eficiência no trabalho e fiscalização, a Secretaria de Desenvolvimento Rural pretende instalar o sistema de GPS (sistema global de posicionamento, traduzido do inglês) em todos os maquinários pesados da Prefeitura nos próximos meses. Segundo o secretário Ricardo Landim, a proposta já foi encaminhada para o setor de compras do Município e, em breve, deve passar por licitação.
Landim destaca que o sistema garantirá controle de toda a frota, para assegurar transparência e otimizar os recursos. “O que queremos é fazer uma gestão mais inteligente da nossa frota. Teremos um controle de quem está operando, quantas horas a máquina operou em cada lugar, mapa de calor e georreferência”, exemplifica. Não há um prazo para o início da instalação, mas a expectativa é que seja o quanto antes, conforme o titular da pasta.
GPS ajuda a logística
Landim ainda cita que o município é grande em extensão total (772 quilômetros quadrados de área), o que, pela logística, causa dificuldades de controle e fiscalização. Sendo assim, conforme Landim, “quanto mais informação, mais fácil de administrar”. “Temos que usar a tecnologia a nosso favor”, finaliza o secretário.
A Prefeitura de Venâncio Aires conta com 35 veículos pesados, dedicados em especial às secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e Desenvolvimento Rural. São carregadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras (patrolas), rolos compactadores e caminhões.