
Após a instalação de uma ondulação transversal na Avenida Ruperti Filho (esquina com a Voluntários da Pátria) e de uma faixa elevada na rua Osvaldo Aranha (esquina com a Sete de Setembro), a Prefeitura de Venâncio Aires já definiu as próximas intervenções no trânsito da Capital do Chimarrão.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Luciano Teixeira, diz que, nas próximas semanas, serão instaladas uma ondulação transversal (popularmente conhecido como quebra-molas) na Avenida Ruperti Filho com a rua Conde D’Eu e uma faixa elevada em frente a Comunidade Santa Rita, na rua Armando Ruschel. “Elas têm pinturas diferentes. A faixa elevada serve como travessia para o pedestre, enquanto que ondulação é somente para reduzir a velocidade no ponto indicado”, explica.

Teixeira ainda sinaliza que, posteriormente, deve ser instalada uma faixa elevada na esquina das ruas Tiradentes com a Conde D’Eu.
Diferenças
• Uma ondulação transversal é uma elevação implantada na superfície da pista, perpendicularmente ao eixo da via, que tem como principal função forçar a redução da velocidade dos veículos. Também conhecidas como lombadas ou quebra-molas, são usadas em locais como áreas residenciais e escolares para aumentar a segurança viária, prevenindo acidentes ao diminuir as chances de sinistros.
• Uma faixa elevada é um dispositivo de engenharia de tráfego que eleva a travessia de pedestres ao nível da calçada, tornando a pista mais baixa. O principal objetivo é garantir a segurança e a acessibilidade de pedestres, especialmente crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, ao mesmo tempo em que obriga os motoristas a reduzir a velocidade do veículo para passar pelo obstáculo.
 
											 
			
		 
			
		 
						 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		