Com duração de um mês (de 15 de março a 15 de abril), a Administração Municipal realizará uma força-tarefa, intitulada de ‘Venâncio Cresceu e Nós Podemos Provar’, para buscar os moradores de Venâncio Aires que não foram recenseados pelo Censo Demográfico 2023, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números prévios apontam para uma população de 68.443 habitantes, o que faria a Capital do Chimarrão cair no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de 2,6 (entre 71.317 e 81.504 habitantes) para 2,4 (entre 61.129 e 71.316 habitantes), que pode ocasionar uma perda de até R$ 4,5 milhões anualmente.
A campanha consistirá em sensibilizar a população a participar do Censo, respondendo a um formulário. Neste formulário, que ficará disponível em escolas, postos de saúde e outros pontos do município – além de on-line, acessível pelo site da Prefeitura ou pelo WhatsApp (51) 99910-9500 -, aqueles moradores que afirmarem não terem sido recenseados poderão responder questões breves, como nome, idade, CPF e RG, quantos moradores residem em sua residência e semelhantes.
Segundo o prefeito Jarbas da Rosa, é necessário que os moradores entendam os efeitos da queda, que impactará, principalmente, nas áreas da saúde e educação. “Acreditamos que podemos alcançar todos os lares de Venâncio e encontrar esses residentes que ainda não participaram”, destaca.
Para a secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, a diferença de 72.373 habitantes (projeção antes do Censo para 2023) para 68.443 não bate com os dados de nascimentos e óbitos, migração, impostos e outros quesitos analisados pela gestão. “O planejamento foi todo baseado no coeficiente anterior, então é de enorme importância, ao menos tentar, alcançar essa meta”, pontua Fabiana.
A procuradora-geral do município, Gisele Spies Chitolina, o prefeito Jarbas, a secretária da Fazenda, Fabiana Keller e o secretário da Educação, Emerson Henrique, participaram do anúncio na tarde de quinta-feira, 16.