O Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão está iniciando os trabalhos da 24ª edição do prêmio Preferência Real, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A pesquisa, que terá início na segunda quinzena deste mês, visa identificar empresas, profissionais e políticos mais lembrados pela comunidade em 108 categorias.
“É uma alegria para nós reforçarmos esse compromisso da universidade com a comunidade”, destaca o reitor da Unisc, Rafael Henn, ao citar que a universidade foi responsável técnica por quase todas as edições da pesquisa e retoma o trabalho em 2025. Segundo ele, a chancela científica e a metodologia aplicada garantem o retrato da opinião da comunidade. “Quem indica os mais lembrados é a população”, ressalta o reitor.
A amostra da pesquisa deste ano será composta por 500 pessoas, integrando critérios como faixa etária, sexo, escolaridade e renda. O reitor Rafael Henn detalha que 297 entrevistas serão realizadas na área urbana, entre região central e bairros, e 203 no interior de Venâncio Aires. A pesquisa terá um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,4 pontos percentuais.
Cerca de 30 pesquisadores da Unisc atuarão na pesquisa, todos identificados com jaleco da instituição e acompanhados por coordenadores. “Esse cuidado garante confiabilidade, transparência e qualidade nas informações”, reforça Rafael Henn.
O coordenador do Preferência Real 2025, Adriano Fagundes, reforça que, além do reconhecimento público, os dados coletados funcionam como ferramenta de gestão das empresas contempladas. “Cada agraciado recebe uma pasta com os resultados da pesquisa. Esses dados ajudam a identificar, por exemplo, se a marca é lembrada por públicos jovens ou mais velhos, o que pode influenciar nas decisões estratégicas das empresas”, destaca.
O presidente do Rotary Chimarrão, Volnei Ruaro, lembra que a pesquisa é uma das principais ações do clube ao lado do tradicional Costelão. “Os recursos arrecadados com o evento de premiação retornam em ações sociais para a comunidade”, enfatiza. Ruaro também salienta o diferencial de contar com a Unisc como responsável técnica. “Essa parceria com uma instituição de ensino superior garante um processo transparente”, completa.
Premiação
A pesquisa deve ser concluída até o fim de agosto, com o encaminhamento dos resultados para o Rotary Chimarrão em setembro. Já a visita aos agraciados ocorre em outubro, antecedendo a cerimônia de premiação, que será a partir das 20h do dia 19 de novembro, no Clube CTA.