Os motores irão roncar na Capital do Chimarrão entre os dias 28 e 29 de outubro. O município se prepara para receber a 3ª e última etapa do Campeonato Gaúcho de Kart de 2023, no kartódromo do Parque Municipal do Chimarrão, que passa por reformas. O evento é realizado pelo Venâncio Kart Clube (VKC) e pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), com apoio da Prefeitura de Venâncio Aires.
No sábado, 28, iniciam os treinos livros, das 8h as 11h, quando começa o sorteio dos motores e, a partir das 12h45min, inicia o primeiro treino oficial. No domingo, 29, o aquecimento começa as 8h e as baterias serão a partir das 10h.
Segundo o presidente do VKC, Jarlens Machado, conhecido como Jony, as obras na pista estão adiantadas e 95% devem ser finalizadas até o fim de semana das provas. “Ainda estamos com equipes trabalhando na pista e, até a semana que vem, tudo deve estar organizado”, explica.
A partir de emenda parlamentar de R$ 395 mil do ex-deputado federal Marlon Santos (PDT), com contrapartida de R$ 70 mil da Prefeitura Municipal de Venâncio, as reformas incluem adequações na pista, novas pinturas de zebras e faixas, melhoras na estrutura de boxes e parque fechado, pavimentação no acesso, finalização da nova cozinha da sede, troca das cercas, cercamento eletrônico, instalação de duas câmeras em tempo integral na pista, iluminação, fiação elétrica, banheiros e novos drenos.
Machado afirma que a iluminação é um dos destaques, pois irá oportunizar a realização de provas noturnas na estrutura. “O investimento nos ajudou a concluir sonhos pendentes, que sempre paravam na falta de verba”, destaca.
Expectativa
Já são três representantes do VKC confirmados no torneio, Nathan Machado, Bayard Santos (único morador da cidade) e Leonardo Macedo. Contudo, a estimativa é de mais de 70 pilotos do Rio Grande do Sul nas 14 categorias. “É a final do campeonato e teremos apenas um campeão por categoria”, enfatiza Machado.
Ele diz que a expectativa é grande, pois a última vez que Venâncio sediou uma etapa do Gaúcho foi em 2021, há quase dois anos, e, agora, com uma nova estrutura, o objetivo é apresentar o esporte para a comunidade. “É um novo ciclo que se inicia, esperamos um bom público e com grandes ‘pegas’ na pista.”
Machado observa que a etapa também influencia na movimentação econômica, principalmente nos restaurantes e na rede hoteleira. Segundo o presidente do VKC, é grande o número de famílias junto dos pilotos e, por conta disso, podem faltar hotéis para hospedagem. “São sempre três a quatro pessoas com cada piloto, então Venâncio acaba ficando pequeno e a logística hoteleira já está quase lotada”, explica.
A meta é ser, para o próximo ano, mais ativo no cenário do kartismo estadual e realizar, elo menos, um evento a cada três meses.
“Foi uma solicitação da Federação de Kart e dos pilotos para que a final fosse no VKC, pois é uma pista desafiadora e com poucos pontos de ultrapassagem.”
JONY MACHADO
Presidente do VKC
Essa é a quarta vez que Venâncio Aires sedia uma etapa do Campeonato Gaúcho de Kart. Antes, foi sede em 2017, 2019 e 2021.
Categorias
•Mirim/Cadete
• F4 Júnior
• F4 graduados
• F4 Sênior/SS/SSM
• F4 Livro
• Fireball
• 125 graduados
• 125 sênior
• 125 motor próprio
• KZ (shifter)