A primeira etapa de uma importante obra na área do turismo está em fase final em Mato Leitão. A construção do Jardim das Orquídeas, com frente para a rua Cônego Pedro Henrique Vier, junto ao Centro Administrativo Municipal, iniciou em julho do ano passado e foi dividida em duas partes de execução.
Segundo a arquiteta da Prefeitura, Natália Reckziegel, a primeira etapa contempla escadarias e rampa para acesso à praça, muros, bancos e canteiros. Também envolve a edificação de espelho d’água junto aos mastros das bandeiras, iluminação de alguns pontos da praça, drenagem pluvial e instalação de um monumento alusivo à orquídea, que é a flor-símbolo do município.
“Essa primeira etapa está em fase de conclusão. A princípio finaliza nesta semana”, informa. Já a segunda parte da obra está em fase de assinatura de contrato, após a licitação, e prevê a construção de mais uma escada de acesso, muro de contenção, pavimentação em bloquete de concreto e complementação de bancos e meios-fios.
“Nós tivemos que fazer algumas adequações no projeto proposto inicialmente em virtude do desnível que apresentava o terreno. Com os ajustes, se criaram novos itens importantes para a acessibilidade do jardim”, explica a arquiteta. Entre os pontos acrescentados estão a nova escadaria lateral, que dá acesso à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e uma mureta de contenção em frente ao Centro Administrativo.
Também foi incluído o serviço de colocação de blocos de concreto. A construção do Jardim das Orquídeas conta com recursos de uma emenda parlamentar da ex-deputada Zilá Breitenbach (PSDB), no valor de R$ 150 mil, e o restante do investimento é custeado com recursos próprios do Executivo.