Na manhã desta quinta-feira, 16, o Clube de Leituras ficou novamente lotado com todos os profissionais da Educação de Venâncio Aires. Isso porque ocorre a primeira etapa do XIII Fórum Internacional e XVII Fórum Nacional de Educação do município. Mais de 940 profissionais participam do momento de conhecimento e retorno para início do ano letivo de 2023. O tema deste ano é ‘A potencialidade da pesquisa na construção do conhecimento.’
Este é o segundo ano que o evento acontece com um novo formato, dividido em momentos ao longo do ano, com atividades presenciais e on-line. Depois desta primeira etapa, que ocorre hoje e amanhã, a segunda etapa será durante o recesso escolar de inverno, de 19 a 21 de julho.
O protocolo começou com uma fala do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires, Junior Hendges, que destacou o papel do sindicato, lutas, objetivos e os benefícios dos associados. Após, foi composta a mesa de autoridades, com o prefeito Jarbas da Rosa; vice-prefeita Izaura Bergmann Landim; primeira-dama Janete da Rosa; secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique; representante do Legislativo, Benildo Soares; presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréia Haas; e as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil e Ensino Fundemental, Flávia Kieling e Juliane Weiss Niedermeyer, respectivamente.
Henrique usou seu momento de fala para agradecer a equipe da secretaria e afirmou que foi difícil encontrar um local que suportasse reunir todos os cargos da Educação, já que são quase mil profissionais na área. O secretário também fez uma breve prestação de contas de 2022 e confirmou que este ano estarão ainda mais perto das escolas para ouvir as demandas. “Tenho certeza que com confiança e trabalho conjunto vamos ficar entre os melhores da educação, não por índices, mas porque merecemos. Que em 2023 possamos colher os frutos desta caminhada que estamos somente na metade.”
O prefeito Jarbas da Rosa salientou que os avanços, demandas e desafios são grandes, mas que a vontade de melhorar é ainda maior. “A Educação é dois terços do Recursos Humanos da Prefeitura. Aqui vemos que o trabalho sério gera resultados.”
Conhecimento
Duas palestras fazem parte da programação de abertura dos fóruns nesta manhã. A primeira foi com Jeferson Cappellari, sobre ‘Sáude emocional dos profissionais da educação’, e na sequência palestra o professor Júlio Furtado, sobre ‘Empreendedorismo no contexto da educação escolar.’
Expectativa
A monitora Daniela Dias e a professora Sílvia Santos Silva, ambas com 46 anos, fazem parte da equipe da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aloysius Paulino Algayer, e estão na expectativa por mais um ano letivo. “Este momento do fórum é de integração, informação e conhecimento. Muito bom rever os colegas e também as profes de outras escolas”, afirma Daniela que neste ano completa 10 anos de trabalho público.
Retornos das férias
Nesta sexta-feira, 17, retornam para as escolas os estudantes do pré A e pré B da Educação Infantil e na próxima quarta-feira, dia 22 de fevereiro, voltam os alunos do Ensino Fundamental de toda rede municipal.