Primeiro Pedal da Cidade das Orquídeas reúne mais de 100 ciclistas em Mato Leitão

-

A primeira edição do Pedal das Orquídeas movimentou Mato Leitão no último domingo, 9. Conforme divulgado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a atividade reuniu 131 ciclistas, que participaram de diversas trilhas pelo interior do município. “Nossa avaliação é maravilhosa. Superou nossas expectativas. Nossa meta era de cem ciclistas inscritos e conseguimos 137, porém 131 estavam presentes”, destaca Júlia Theisen, uma das integrantes do grupo Pedal das Gurias.

De acordo com ela, os principais elogios dos ciclistas eram referentes ao trajeto bem sinalizado e às trilhas técnicas e acessíveis mesmo para quem não tem tanta experiência. “Para nós, foi um desafio e, graças a Deus, foi bem-aceito. Só temos a agradecer a todos que participaram”, comenta. Júlia também cita a importância do apoio da Administração Municipal, dos patrocinadores e de outras pessoas e entidades que colaboraram com a atividade.

“O suporte do Grupo Pedal do Mato, do Radicalizando, e dos Trilheiros de Mato Leitão foi essencial. A ideia era legal, mas nós precisávamos de mais parcerias para realizar e conseguimos com eles”, salienta. Por causa do sucesso do evento, Júlia já adianta que o grupo pretende, em 2023, fazer a segunda edição do Pedal Cidade das Orquídeas.

De acordo com ela, além de moradores de Mato Leitão, participaram do pedal ciclistas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Restinga Seca, Cruzeiro do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Clara do Sul, Venâncio Aires, Lajeado e Estrela, por exemplo. O próximo evento organizado pelo grupo Pedal das Gurias é um passeio ciclístico com dois trajetos, no mês de dezembro. A data da atividade ainda será definida.

“Estamos muito felizes enquanto grupo e cidade, porque conseguimos oferecer para os nossos munícipes algo diferente, e pessoas de vários municípios da região, muitas que nunca tinham visitado Mato Leitão, participaram. É muito gratificante ver que nosso município foi valorizado com esse evento.”

JÚLIA THEISEN – Integrante do grupo Pedal das Gurias

Emoção, gratidão e superação marcam as participações

O morador de Santa Cruz do Sul, Maurício Spies Vieira, 31 anos, foi o primeiro a completar o percurso de 40 quilômetros. “Gostei bastante do evento, em questão de organização, sinalização do trajeto e as trilhas pedaláveis, tanto que praticamente não precisei descer da bicicleta. Também achei legal as pessoas na frente de casa nos cumprimentando”, relata.

Maurício se deslocou, pedalando, até Mato Leitão junto com mais dois amigos. Eles saíram de Santa Cruz às 6h. “Eu pedalava desde pequeno, mas em 2016 comprei uma bike melhor, aro 29. Comecei a pedalar mais seguido há uns quatro anos”, conta. Maurício já participou de outros eventos como esse, participando, inclusive um pedal de 300 quilômetros.

Maurício Vieira é morador de Santa Cruz e foi o primeiro a concluir o trajeto (Foto: Greice Alana/Divulgação)

A calçadista aposentada Rosani Nicolay, 54 anos, também participou do pedal. Moradora de Mato Leitão, ela conta que sempre teve vontade de realizar trilhas tanto de bicicleta quanto caminhando. “A pé já participei, de bike foi a primeira vez. Foi muito legal e achei tranquilo. Fiz ela com segurança e sem nenhum tombo”, compartilha.

Rosani pedala há um ano, mas apenas nos fins de semana, pois durante a semana faz caminhada. “Às vezes pedalo com minha vizinha, às vezes com meu filho e sozinha também. Me senti preparada para participar da trilha, porque sempre gostei de bike e de coisas radicais”, comenta. Ela também concluiu o trajeto de 40 quilômetros.

Rosani Nicolay é moradora de Mato Leitão e participou da primeira trilha com bicicleta (Foto: Greice Alana/Divulgação)

Moradora de Venâncio Aires, Cristina Baumgarten, 44 anos, também se desafiou e participou do Pedal das Orquídeas. Ela pedala há um ano e meio e começou a praticar o esporte como forma de aliviar dores nas pernas. Antes disso, ela costumava caminhar. “Desde que comecei a andar de bicicleta minha vida mudou totalmente, porque eu tinha muita dor onde foi a amputação do pé”, conta.

Cristina usa prótese por causa de um acidente de trânsito que sofreu há alguns anos. Com a prática do ciclismo, a musculatura das pernas foi fortalecida e as dores diminuíram. “Estou amando andar de bicicleta. É saúde, felicidade e gratidão.”

Ela menciona que assim que ficou sabendo do evento em Mato Leitão quis participar. “A recepção das gurias do grupo foi sensacional. Não fui em todas as trilhas, mas me emocionei muito em participar e conseguir concluir o trajeto. Foi maravilhoso e gratificante. Agora, estou só pelo próximo pedal”, ressalta.

Cristina reside em Venâncio Aires e fala do sentimento de gratidão por participar do pedal (Foto: Divulgação)


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido