A devoção à padroeira dos marinheiros será o ponto alto do primeiro fim de semana de fevereiro em Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. As homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes ocorrem no domingo, 4, com procissão e almoço. A programação começa às 9h30min, com recepção à imagem da santa no Porto do Santuário (Santinha) e é finalizada ao meio-dia, com almoço.
A procissão segue o mesmo trajeto dos últimos anos até a Igreja da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. Assim como nos últimos anos, não será realizado o transporte de pessoas no percurso pelas águas. Às 11h30min ocorre almoço, com galeto e saladas, no valor de R$ 20 por pessoa. Segundo uma das lideranças da comunidade, Teresinha Graef, em virtude das enchentes, será realizada apenas uma homenagem e não haverá festa na parte da tarde.
A comunidade foi bastante atingida pelas cheias do rio Taquari em setembro e novembro, duas das três maiores já registradas na história. Ainda assim, Teresinha afirma que a estrutura do pavilhão e da igreja está praticamente recuperada e apenas o necrotério não será reconstruído no momento.
Relembre
• A Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes foi diretamente atingida pelas duas enchentes, tanto a igreja, quanto o salão e o necrotério. Na igreja entrou cerca de 1,5 metro de água e em alguns pontos, chegou a dois metros.
• Na igreja praticamente nada, tudo foi tirado do lugar com a força das águas, cadeiras, móveis, inclusive o altar e o andor com a padroeira.
Saiba mais
• Na quinta-feira, 2 de fevereiro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado em diversos municípios gaúchos banhados por rios, entre eles, Porto Alegre. Nesta data, são realizadas procissões que levam a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes a santuários e igrejas. Em alguns locais, o feriado é em homenagem a Iemanjá, padroeira dos marinheiros nas religiões afro-brasileiras.
• Nesta data também é celebrado o Dia de Iemanjá, conhecida como ‘Rainha do Mar’. Ela faz parte da religião do Candomblé e de outras religiões afro-brasileiras e é a padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros, além de ser protetora dos lares, das crianças e gestantes.
• Apesar das festividades e de Nossa Senhora dos Navegantes ser a padroeira de Vila Mariante, não é feriado, pois a localidade é distrito de Venâncio Aires, município que não decreta feriado nesta data.