Atividade já foi realizada em outra oportunidade e busca conscientizar sobre a intolerância religiosa (Foto: Divulgação)
Atividade já foi realizada em outra oportunidade e busca conscientizar sobre a intolerância religiosa (Foto: Divulgação)

Neste sábado, 27, o Conselho Municipal de Matrizes Africanas de Venâncio Aires, em parceria com o Conselho dos Povos de Terreiro, realizará a segunda procissão em homenagem a São Jorge, o Ogum Guerreiro. O evento, marcado por fé, devoção e cultura, é aberto ao público.

A procissão iniciará às 9h, na rua Osvaldo Aranha, em frente ao Posto Ipiranga, e seguirá em direção à Praça Coronel Thomaz Pereira, a Praça da Matriz. Neste trajeto, os participantes terão a oportunidade de manifestar a fé e devoção através de cantos, orações e gestos simbólicos, honrando São Jorge e sua importância na religiosidade afro-brasileira.

Na Praça da Matriz será realizado o encerramento da procissão, com um toque de tambor em homenagem ao santo. Esse momento promete ser carregado de energia e espiritualidade, reunindo todos em uma atmosfera de respeito e fé. “A procissão vem com o intuito de unir todos os irmãos, simpatizantes e devotos de São Jorge, Ogum, para homenagear e agradecer todas as conquistas do dia a dia. Além disso, é uma forma de conscientizar sobre a intolerância religiosa”, destaca a presidente do Conselho de Matrizes Africanas, Sirlane Ferreira (NY do Bará).

(Fonte: AI Prefeitura)

Saiba mais

• A figura de São Jorge, venerada no catolicismo, na umbanda e no candomblé, representa coragem, proteção e justiça. Sua presença nas celebrações afro-brasileiras é fundamental, simbolizando a luta contra as adversidades e a busca pela harmonia e o equilíbrio.