Procon de Venâncio realizou 1.577 atendimentos em 2022

-

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Venâncio Aires, localizado no prédio Venâncio Empreendedor, na rua Tiradentes 1.060, atendeu a 1.577 reclamações de consumidores no ano de 2022. As principais contestações são referentes a serviços financeiros, como empréstimos e cobranças indevidas e golpes envolvendo boletos falsos ou transferências equivocadas por meio do telefone.

Segundo a coordenadora do Procon local, Fernanda Bauermann, as novidades em relação aos últimos anos são as formas de aplicação de golpes, nos quais as pessoas acabam caindo. “Nos surpreende tanto a aplicação quanto a forma de entrar em contato. A maioria está relacionada a contatos pelo celular, seja no WhatsApp ou por mensagem SMS”, frisa.

Além dos serviços financeiros, também encabeçam a lista os pedidos contra empresas de telecomunicações, produtos, prestação de serviços e serviços essenciais. Nestes casos, chamam a atenção os atendimentos a serviços de empresas financeiras e operadoras de telefonia e internet. Em nível nacional, as telecomunicações são protagonistas na insatisfação do consumidor, tendo cinco das 10 principais reclamações no Procon – telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura, aparelho celular e serviços de internet.

Fernanda diz que sempre que surgir dúvidas é possível entrar em contato com o Procon, que estará à disposição para resolver os problemas, seja no prédio do Venâncio Empreendedor ou pelo telefone e WhatsApp (51) 2183-0676. “Estamos sempre disponíveis para passar a informação e orientar para a forma correta de proceder em cada situação”, enfatiza.

Top 5 do Procon

• 1 – Serviços financeiros

• 2 – Telecomunicações

• 3 – Produtos

• 4 – Prestações de serviços

• 5 – Serviços essenciais

Dicas para evitar golpes

• Evite acessar sites duvidosos e não clique em propagandas que sejam descontos muito baratos ou esquisitos.

• Não pague qualquer boleto desconhecido. Tome cuidado, principalmente, em passar os dados por WhatsApp ou telefone, além de fotos dos documentos. Evite também o acesso a links recebidos de desconhecidos.

• Tome cuidado no momento de conferir produtos recebidos pela internet, pois eles têm sete dias para devolução, então é possível conferir para não ter problemas. Na hora de fazer a compra em uma loja, verifique se o produto está funcionando e correto, ao sair da loja não existe mais a possibilidade de troca, como em compras na internet.

• Também é importante ter cuidado com empresas financeiras que entram em contato disponibilizando uma oferta muito grande na contratação de empréstimos, pois existem golpes que pedem o pagamento antecipado de empréstimos. “Isso não existe, empréstimos são apenas pagos em parcelas, posteriormente”, completa Fernanda.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido