O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Venâncio Aires, localizado no prédio Venâncio Empreendedor, na rua Tiradentes 1.060, atendeu a 1.577 reclamações de consumidores no ano de 2022. As principais contestações são referentes a serviços financeiros, como empréstimos e cobranças indevidas e golpes envolvendo boletos falsos ou transferências equivocadas por meio do telefone.
Segundo a coordenadora do Procon local, Fernanda Bauermann, as novidades em relação aos últimos anos são as formas de aplicação de golpes, nos quais as pessoas acabam caindo. “Nos surpreende tanto a aplicação quanto a forma de entrar em contato. A maioria está relacionada a contatos pelo celular, seja no WhatsApp ou por mensagem SMS”, frisa.
Além dos serviços financeiros, também encabeçam a lista os pedidos contra empresas de telecomunicações, produtos, prestação de serviços e serviços essenciais. Nestes casos, chamam a atenção os atendimentos a serviços de empresas financeiras e operadoras de telefonia e internet. Em nível nacional, as telecomunicações são protagonistas na insatisfação do consumidor, tendo cinco das 10 principais reclamações no Procon – telefonia móvel, telefonia fixa, TV por assinatura, aparelho celular e serviços de internet.
Fernanda diz que sempre que surgir dúvidas é possível entrar em contato com o Procon, que estará à disposição para resolver os problemas, seja no prédio do Venâncio Empreendedor ou pelo telefone e WhatsApp (51) 2183-0676. “Estamos sempre disponíveis para passar a informação e orientar para a forma correta de proceder em cada situação”, enfatiza.
Top 5 do Procon
• 1 – Serviços financeiros
• 2 – Telecomunicações
• 3 – Produtos
• 4 – Prestações de serviços
• 5 – Serviços essenciais
Dicas para evitar golpes
• Evite acessar sites duvidosos e não clique em propagandas que sejam descontos muito baratos ou esquisitos.
• Não pague qualquer boleto desconhecido. Tome cuidado, principalmente, em passar os dados por WhatsApp ou telefone, além de fotos dos documentos. Evite também o acesso a links recebidos de desconhecidos.
• Tome cuidado no momento de conferir produtos recebidos pela internet, pois eles têm sete dias para devolução, então é possível conferir para não ter problemas. Na hora de fazer a compra em uma loja, verifique se o produto está funcionando e correto, ao sair da loja não existe mais a possibilidade de troca, como em compras na internet.
• Também é importante ter cuidado com empresas financeiras que entram em contato disponibilizando uma oferta muito grande na contratação de empréstimos, pois existem golpes que pedem o pagamento antecipado de empréstimos. “Isso não existe, empréstimos são apenas pagos em parcelas, posteriormente”, completa Fernanda.