Iniciou em 1º de novembro e segue até o dia 30 o 2º Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas, promovido em conjunto pelo Banco Central, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Em Venâncio Aires, o Procon, localizado junto à Central do Empreendedor, passa orientações aos endividados, pois a renegociação é realizada, apenas, na plataforma consumidor.gov.br.
De acordo com a coordenadora do Procon local, Fernanda Bauermann, podem participar as pessoas superendividadas, que possuem débito em atraso em bancos e instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia no caso de financiamento de veículos e imóveis. “No último mutirão, em março, foram renegociados mais de R$ 1,7 milhão de contratos em atraso em todo o Brasil”, destaca.
A coordenadora diz que o objetivo com o mutirão é reduzir o número de superendividados, para que a pessoa possa colocar suas contas em dia de uma forma acessível. A renegociação é feita pelo site do Governo Federal, mas, para tirar dúvidas, o Procon auxilia com todas as informações necessárias, pelo telefone ou WhatsApp (51) 2183-0676 ou na sede.