Foi homologado no dia 18 de novembro o resultado do processo eleitoral para a gestão 2025-2028 da Reitoria da Universidade do Vale do Taquari (Univates), no qual as professoras Evania Schneider e Cintia Agostini ocuparão os cargos de reitora e vice-reitora, respectivamente. Evania foi reeleita, e Cintia sucede a professora Fernanda Storck Pinheiro na vice-reitoria.
A chapa única foi eleita com percentual de aprovação de 87,62% dos 1.058 votos computados. O resultado pode ser conferido neste link.
A reitora eleita destaca que, para enfrentar os desafios com tantas transformações que estão ocorrendo no mundo e na universidade, a nova gestão reafirma seu compromisso com a pluralidade, a natureza comunitária da instituição, a responsabilidade social, a sustentabilidade financeira, a excelência acadêmica e a transparência. As propostas da chapa eleita podem ser conferidas neste link.
“Nos próximos quatro anos”, explica Evania, “precisamos atender a novas formas de ensino e de aprendizagem, novos modelos de instituições e novas legislações acerca do nosso fazer universitário. Esses tempos de mudança requerem coragem, diálogo, resiliência, laços fortes e também a capacidade de se adaptar a uma nova estrutura, novos fluxos, novos espaços e, ao mesmo tempo, ter firme a essência do que somos e clareza de nosso propósito como universidade”.
“Agradeço a confiança de toda a comunidade acadêmica e, em especial, da professora Cintia. Sabemos que a gestão de uma instituição como a Univates deve ter um caráter dinâmico, flexível e passível de reflexão em conjunto com a comunidade acadêmica. Esperamos contar com a contribuição de todos para ações voltadas às diferentes áreas e projetos deste legado, que é a Universidade do Vale do Taquari – Univates”.
“Inicialmente quero agradecer ao convite da professora Evania para que possamos estar juntas, trabalhando por nossa universidade, nos próximos quatro anos”, comenta a professora Cintia. “Ainda, um agradecimento especial a toda a comunidade acadêmica, que confirmou nossa eleição e confiou em nossa composição para atuarmos em conjunto. O fortalecimento da ação comunitária da Univates, o papel no desenvolvimento do Vale do Taquari e as diferentes entregas do conhecimento produzido nos conduzirão em nossa gestão”.
A nova gestão também será composta pelo professor doutor Tiago Weizenmann, como pró-reitor de Ensino (atualmente pró-reitor de Ensino adjunto), e Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers, como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas).
A eleição foi realizada entre os dias 5 e 11 de novembro, por parcela da comunidade regional, representada pela Assembleia da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates); pelos professores do Quadro de Carreira da Univates; pelos alunos regulares de graduação e pós-graduação da Instituição; e pelos funcionários técnico-administrativos. Os votos foram contabilizados por meio de um sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), instrumento auditado por empresa especializada para garantir a transparência do processo eleitoral. A nova chapa assume em janeiro de 2025.
Professora Evania Schneider
A reitora reeleita é graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1992). Também tem graduação em Administração pelo Centro Universitário Univates (2005), especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos pela Universidade Luterana do Brasil (1994), especialização em Gestão Universitária pelo Centro Universitário Univates (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001).
Professora Cintia Agostini
Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul ‒ Unisc (2014-2018), com MBA em Gestão de Inovação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ‒ Unisinos (2019-2021). É graduada em Ciências Econômicas (2002), especialista em Cenários Econômicos (2004) e mestra em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates (2006-2008). Atualmente é gerente comercial da Área de Relações Institucionais e de Mercado e docente permanente da Universidade do Vale do Taquari – Univates e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). Foi coordenadora administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari ‒ Tecnovates (2017-2022), presidente (2011-2018) e vice-presidente (2018-2022) do Codevat. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, história socioeconômica, empreendedorismo, inovação e a região do Vale do Taquari.
Fonte: AI Univates