Profissionais já atendem em novas salas na UBS Central de Mato Leitão

-

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central conta com novos espaços para atendimento da população, especialmente voltados à saúde de crianças e mulheres. Com investimentos do Governo do Estado, por meio do programa Rede Bem Cuidar, Mato Leitão recebeu, em junho de 2022, recursos referentes à terceira fase do Avançar na Saúde.

A ampliação, que também contou com contrapartida financeira da Prefeitura, possibilitou a construção de seis salas, além de espaço para os pacientes aguardarem as consultas, local para recreação enquanto as crianças esperam pelo atendimento e banheiros, totalizando um aumento na estrutura física de 175,27 metros quadrados.

Além da sala de pediatria, há uma destinada para os atendimentos de fonoaudiologia e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que atualmente beneficia 20 crianças e gestantes do município, uma sala para as consultas psicológicas, uma para atendimento com nutricionista, uma para enfermagem, na qual serão feitos exames de pré-câncer e testes rápidos, e uma para as consultas ginecológicas.

A secretária de Saúde Luciani Konzen explica que as salas de enfermaria e para atendimentos ginecológicos ainda não estão sendo usadas porque se aguarda a chegada de computadores para elas. “A empresa nos pediu mais prazo para a entrega em razão de dificuldades com logística”, menciona.

Organização

Daiane Simon e o filho Vitor estiveram na UBS Central na manhã desta quarta-feira, 12 (Foto: Taís Fortes)

Na parte da frente da unidade, continuam acontecendo os atendimentos com médico da Saúde da Família e clínico geral, a recepção e triagem dos pacientes, na Sala de Vacinas e no consultório odontológico. Além disso, segundo Luciani, a sala que até então era usada para as consultas ginecológicas será mantida para atendimentos gerais e para a realização de pequenos procedimentos, serviço ofertado uma vez por mês na UBS Central.

A estrutura da Secretaria de Saúde, com atendimento ao público e administrativo, segue no mesmo lugar. O prédio da Unidade Básica de Saúde do Centro também abriga a Farmácia Básica Municipal e a Clínica de Fisioterapia. “Não temos hospital no município, mas buscamos oferecer uma estrutura de qualidade nos serviços oferecidos à população”, ressalta a titular da Saúde.

Ela lembra que essa ampliação possibilita oferecer espaços adequados para os atendimentos especializados realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. “Faltavam salas para os profissionais. Agora, as crianças também têm um local para brincar enquanto aguardam a consulta”, destaca.

Moradora do Centro da Cidade das Orquídeas, Daiane Simon, 35 anos, aprova a ampliação da UBS Central. Na manhã de ontem ela levou o filho Vitor Simon Hickmann, 6 anos, para consultar com o pediatra. “É um espaço maravilhoso e que me dá mais tranquilidade, porque ele não fica impaciente esperando pela consulta”, avalia.

A afirmação foi feita porque logo que chegou na unidade de saúde, Vitor aproveitou o espaço com brinquedos. “Antes não tinha onde ele interagir e a paciência acabava logo. Hoje [ontem] ele está brincando desde que chegou”, conta. As consultas com pediatra acontecem nas segundas-feiras, das 13h às 17h, e nas quartas e quintas-feiras, das 7h30min às 11h30min, na UBS Central.

O horário de atendimento na UBS Central é das 7h30min às 11h30min e das 12h30min às 20h30min. No posto de saúde de Vila Santo Antônio, o funcionamento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. O plantão da ambulância que pode ser acionado pelo telefone (51) 99749-1149.

Horário de atendimento nas farmácias municipais

  • Farmácia Básica Municipal, na UBS Central: das 7h30min às 11h30min e das 12h30min às 20h
  • Farmácia na UBS Santo Antônio: das 8h às 11h e das 14h às 17h

Subsolo

  • Com as sobras dos recursos enviados pelo Estado para a obra de ampliação e os rendimentos dessa verba, a Administração Municipal de Mato Leitão realizou uma ampliação na parte do subsolo do novo prédio.
  • A utilização desse valor foi aprovada pelo governo estadual e nesse espaço foi estruturada uma nova sala para os motoristas e outros locais necessários para as atividades da unidade de saúde.
  • Com essas duas obras, no total, são 362,72 metros quadrados a mais, com um investimento de R$ 568.069,16, incluindo a contrapartida do Município.

Saiba mais

• 1.289,02 metros quadrados é a área total da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central após as ampliações promovidas na estrutura física.

• R$ 650 mil é o investimento total na ampliação, o que envolve a construção do prédio e compra de mobiliário, equipamentos ambulatoriais e de informática.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido