Na tarde desta quinta-feira, 22, os 20 alunos das turmas de Pré A e Pré B da Escola Municipal de ensino Fundamental (Emef) Otto Gustavo Daniel Brands, do bairro Brands, receberam uma oficina de dança e música, chamada Corpo em Dança. A proposição é da produtora cultural Samanta Ferreira, em parceria com os oficineiros Marioni Wendt e Fernando Rodrigues (Schê) e a divulgação de Fernanda Lopes. O projeto foi contemplado com R$ 10 mil na Lei Aldir Blanc.
Entre os objetivos da oficina, com duração de cerca de uma hora, está estimular o desenvolvimento motor, rítmico e expressivo por meio da música e do movimento, promover a inclusão e a socialização por meio de atividades adaptadas e acessíveis, e trabalhar aspectos psicomotores como equilíbrio, coordenação, ritmo e percepção corporal. No público do projeto também são inclusos participantes com deficiências e com laudos, como autistas, por exemplo, promovendo a inclusão.
A oficina contou com momentos de alongamento, atividades de ritmo e expressão com instrumentos alternativos, palmas, sons corporais e criatividade sonora; e exercícios para postura, equilíbrio e coordenação motora. A professora da turma, Losângela Treib afirma que o momento é importante para sair da rotina, e a musicalização integra e incentiva a participação de todos.
Losângela completa ainda que na turma está sendo trabalhado o tema da inclusão neste ano, então a oficina contemplou também este assunto de interesse da escola. “Todos participam do seu jeito, a música é uma boa forma de interação”, destaca.
Nesta segunda-feira, 26, o projeto ocorre na ONG Parceiros da Esperança (Paresp) e no mês de junho, atende a comunidade em um sábado à tarde na Cabana São Judas Tadeu, em data ainda a ser definida.