Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Poncho Verde foram premiados durante a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2023 promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A solenidade ocorreu no dia 1º deste mês. Já a mostra de trabalhos foi realizada entre os dias 16 e 20 de outubro, com exposições e apresentações virtuais e presenciais.
Conforme a assessoria de imprensa da universidade, entre os 148 trabalhos participantes da programação, 19 foram reconhecidos. Os alunos do Colégio Poncho Verde, de Mato Leitão, receberam a premiação de Projeto Destaque a partir da apresentação da iniciativa ‘Polinizando a Natureza para a Vida’, que destaca a importância das abelhas.
A turma foi representada no evento pelas estudantes Ana Giuli Ferreira, Camila Pilz, Giovana Weber Nunes e Priscila Loise Theisen. A orientação do projeto é das professoras Mariana Bogorny da Silva e Mônica Cristina Lehmen.
Relevância
A professora Mariana ressalta que ao se realizar uma pesquisa existem objetivos para serem alcançados, mas o principal é apresentar a importância desse estudo para a comunidade e demonstrar o retorno que ele pode trazer para as pessoas. Nesse sentindo, ela afirma que o projeto ‘Polinizando a Natureza para a Vida’ foi um trabalho não só de pesquisa, mas de conhecimento para a população.
“Receber a premiação como Trabalho Destaque trouxe uma alegria muito grande, pois conseguiu-se alcançar o objetivo da conscientização sobre a importância das abelhas no nosso dia a dia. Agradecemos a todos que apoiaram e valorizaram o desenvolvimento dessa pesquisa”, salienta.
Por meio da assessoria de imprensa da Unisc, a coordenadora da feira, professora Cláudia Mendes Mählmann, também agradeceu aos envolvidos no evento. “É um projeto construído a muitas mãos. Existe a preparação, as capacitações, as mobilizações, a divulgação, as orientações, o desenvolvimento, o pré e o pós-evento e as publicações. Tudo o que foi oferecido objetivou contribuir para um real aprendizado a todos”, avalia.