Projeto do Ideathon de Venâncio é aprovado e terá continuidade

-

Na quarta-feira, 19, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires recebeu a primeira edição do Ideathon com a temática de segurança digital. O evento colaborativo consistiu em uma maratona de 12 horas, começando às 8h e finalizando próximo das 20h, e que reuniu seis equipes para desenvolver soluções inovadoras e criativas para desafios específicos. Participaram cerca de 40 estudantes do 4º ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do educandário.

O Ideathon foi organizado pela CoopTI, que é uma instituição sem fins lucrativos que congrega profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e cujo objetivo é disseminar conteúdos sobre o tema, a Pulpo Assessoria, a Associação de Empresas de Tecnologia da Informação dos Valos do Rio Pardo Taquari (Ativales) e o IFSul.

Ao fim do dia, foram selecionados os três melhores projetos. Em terceiro lugar, ficou o BrotCo, em segundo o grupo Pequenos Defensores e, em primeiro o projeto Quer Apostar. O grupo vencedor é formado por Ruan Rocha Henkes, 18 anos, Leonardo Fernando Jäger, 18 anos, Ana Luiza Maffei Morsch, de 17 anos, e Antônio Carlos de Macedo Bueno Neto, de 18 anos (participou à distância).

De acordo com Ruan, a ideia inicial do grupo seria relacionada com o impacto, para ‘apavorar’ as empresas e conscientizar a partir desse medo. Mas que, posteriormente, foi mudado totalmente o foco, que passou a ser a diversão e as brincadeiras lúdicas. O projeto consiste em levar para as micro e pequenas empresas uma roda de conversa, com jogos e brincadeiras, para que elas se conscientizem com relação à segurança digital.

Já Ana, que ficou emocionada com a vitória, disse que quase desistiram, até que o Guilherme [Hoppe de Souza, coordenador e facilitar do evento] não deixou. “Fomos surpreendidos, pensamos que o projeto nem seria um dos três melhores”, comemorou. Leonardo também pontuou que a expectativa não era alta, por acreditar que a ideia era muito simples e não tinha potencial. “Na verdade, o fato de ser tão simples é o grande diferencial dela.”

Todos os alunos receberam uma visita para o Instituto Caldeira, em Porto Alegre, um dos principais hubs de inovação do Brasil, um bate-papo no SebraeX e uma visita a sede da Dell em Eldorado do Sul. Além disso, a equipe vencedora ganhou um curso de certificação Exin de Segurança Digital, promovido pela CoopTI, e a surpresa final foi que o projeto foi aprovado e será continuado pela empresa.

O que é

Segundo o coordenador e facilitar do evento, Guilherme Hoppe de Souza, o Ideathon é similar ao Hackathon, que foi realizado na Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul campus Venâncio (ITUnisc-VA) no ano passado. Sendo assim, contou com oficinas de Design Thinking, validação de problemas e soluções, construção de um Mínimo Produto Viável (MVP, em inglês), e a apresentação no fim do dia.

A diferença com relação ao Hackathon é que os desafios são mais claros e envoltos em soluções para uma instituição ou empresa que, no caso, será a CoopTI. Foram dois desafios, o primeiro foi desenvolver a consciência coletiva sobre a importância da segurança digital e promover o conhecimento das comunidades empresariais sobre os padrões nacionais e internacionais de segurança digital em pequenas e médias empresas (PMEs). Já o segundo buscou apropriar as pessoas do conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e outros dispositivos legais de proteção do usuário, abordando a importância da privacidade e segurança de dados.

Potencial de Venâncio

O coordenador e facilitar do evento, Guilherme Hoppe de Souza, destacou que o objetivo principal da ação foi provocar o potencial desses jovens que, segundo ele, tem ótimas ideias e apresentaram projetos espetaculares. “A garotada está muito preparada e criou ideias ótimas e criativas”, reiterou.

Ainda, Souza enfatizou que é importante promover eventos na região que mobilizem o setor e é interessante que isso aconteça a partir de Venâncio Aires. Pois, de acordo com o coordenador, o município está localizado entre dois grandes polos do interior gaúcho (Santa Cruz do Sul e Lajeado) e, as vezes, pode acabar na sombra dos dois. “Por isso, é importante colocar o município no palco, ele tem força e uma capacidade intelectual e econômica forte. Nesses eventos ele pode ser colocado no palco que merece”, frisou.

O objetivo do Ideathon sobre segurança digital foi conscientizar sobre os riscos e promover a criação de soluções para a conscientização geral da importância do tema.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido