Projeto do IFSul de Venâncio, que consertou eletrodomésticos durante a enchente, será apresentado em Brasília

-

Nesta segunda-feira, 25, estudantes e professores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus de Venâncio Aires deixarão a Capital do Chimarrão rumo a Brasília para apresentar projetos na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre de 26 a 28 de novembro, na capital federal.

Um dos projetos apresentados será o RecuperAÇÃO, que consertou 570 eletrodomésticos de famílias de Venâncio Aires e região, atingidas pelas enchentes em maio deste ano. Foram atendidas 140 famílias de seis municípios – Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Cruzeiro do Sul, Vera Cruz, Sinimbu e Lajeado – consertando fornos elétricos, micro-ondas, refrigeradores e freezers.

Segundo o coordenador do projeto, Gelson Luis Peter Corrêa, o custo médio aproximado para conserto de cada equipamento foi de R$ 110. Participaram aproximadamente 90 pessoas entre alunos, servidores, familiares de servidores e comunidade externa. O projeto já foi finalizado e agora os integrantes consertam somente os equipamentos que estavam aguardando peças.

Corrêa destaca que foi um lindo projeto, realizado por várias pessoas e com muito carinho. “As pessoas se doaram muito para ajudar quem mais precisava naquele momento. Os estudantes mostraram muita dedicação e autonomia na busca por soluções, com empatia pelo próximo, mostrando que a formação integral que oferecemos está no caminho certo para a construção de um país melhor.”

O campus de Venâncio Aires foi o escolhido por ser o pioneiro na rede IFSul nesta ação e também, o que mais consertou equipamentos, mas os estudantes apresentarão os resultados de todos os campi envolvidos nesta ação. Em números gerais participaram sete campi da rede IFSul, consertando mais de 1,6 mil equipamentos e atendendo aproximadamente 470 famílias de 16 municípios diferentes do Rio Grande do Sul.

EducaIF

Outro projeto que será apresentado no evento é o EducaIF, que desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no campus de Venâncio Aires. Neste projeto estão incluídos o clube de robótica, o projeto de extensão que contempla oficinas de robótica e programação de drones para estudantes da rede pública municipal de Venâncio Aires e os projetos de pesquisa como o LifeIF e o EducaIF: Gamificação e Ludicidade. “Nestes projetos utilizamos a robótica, a tecnologia e a criatividade como ferramentas de aprendizagem, pertencimento e engajamento dos estudantes dentro e fora do campus”, explica Corrêa.

No clube de robótica participam aproximadamente 30 estudantes dos cursos técnicos integrados, que constroem robôs para participar das competições do IFSul e da Olimpíada Brasileira de Robótica. Já no projeto de extensão, que desenvolve oficinas de robótica e programação de drones para estudantes de Venâncio, atuam oito estudantes. “Trabalhamos em diversas escolas do município atendendo aproximadamente 300 estudantes da rede pública municipal de Venâncio Aires”, completa o coordenador. E os projetos de pesquisa contam com a participação de estudantes do campus, que buscam soluções para problemas utilizando a tecnologia e a criatividade como ferramenta.

Representantes do IFSul de Venâncio

• As estudantes Carolini Lovato, Ana Beatriz Zappe e Kétlin Machado da Silva apresentarão o projeto RecuperAÇÃO.
• Os estudantes Gabriel Artur Lermen, João Vitor Borges da Silva e Sofia Krause Eskelsen apresentarão o Projeto EducaIF.
• Acompanhando os estudantes irão o diretor-geral do campus Geovane Griesang e o coordenador dos projetos, Gelson Luis Peter Corrêa.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido