Após o apito do encerramento da aula, os materiais escolares são substituídos. O lápis é guardado e é hora de afinar o violão. O caderno na mochila e o teclado em cima da classe. Assim, vai ser a rotina dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Duarte de Macedo a partir desta segunda-feira, 4. Com encontro marcado das 17h15min às 18h15min, comandado pelo professor Abel Bibiano.
O projeto ‘Música na Escola’ atende crianças e adolescentes de 9 a 16 anos e possibilita a aprendizagem e conhecimentos dos estudantes com instrumentos musicais. Além do acompanhamento de um profissional na música, eles também têm o apoio da vice-diretora, Marisa Nicolay, que acompanha a dinâmica.
Segundo a diretora Erica Frank, o projeto ‘Música na Escola’ é de extrema importância para os alunos. “É nítida a mudança dentro da sala de aula. Os alunos trabalham habilidades nos instrumentos, mantêm atenção e foco no que está sendo passado e isso facilita na aprendizagem deles dentro da sala de aula”, comentou.
Idealizador do projeto, Abel Cristiano Cândido Bibiano já prevê muitas novidades para o ano de 2024. “O ano mal começou e já estamos ansiosos pelo que vem pela frente, afinal, estamos falando de um projeto musical, onde contamos com alunos que nunca tiveram contato com instrumentos musicais. A alegria fica estampada no rosto em tocar a primeira nota e a primeira música. A ideia é que, ainda neste ano, seja criada uma pequena orquestra, para que em breve possamos nos apresentar no município”, ressaltou.
O trabalho é voluntário, com aulas gratuitas. Alguns dos instrumentos, como violões, escaletas, percussão e flautas, os alunos levam de casa. Outros foram adquiridos pela escola, com parceria do Centro Musical Kroth. Um repasse do projeto Certel para compra de instrumentos está sendo aguardado, no qual a escola foi contemplada e tinha prevista entrega para outubro do ano passado. “Gostaria de pedir que, se alguma empresa ou pessoa física queira contribuir com o nosso projeto, entre em contato com a APM da escola. Toda ajuda é bem-vinda”, concluiu Bibiano.
“Tenho certeza que a música faz parte de um processo de desenvolvimento em suas inúmeras formas e, quando utilizada em sala de aula, desenvolve diferentes habilidades, como o raciocínio, a criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética, além de desenvolver a linguagem oral, a afetividade, a percepção corporal e também promover a socialização.”
ABEL CRISTIANO CANDIDO BIBIANO
Professor de música na EMef José Duarte de Macedo
Oportunidade
• Um dos integrantes das aulas de música é Wellington Daniel dos Santos Vaz, 10 anos, aluno do 5º ano da manhã. Com o convite da vice-diretora Marisa Nicolay, começou a participar e tomar gosto pelo projeto. Atualmente, toca escaleta, mas tem vontade de aprender a tocar violão. “ É muito importante a oportunidade que a escola oferece para os alunos. Gosto muito das aulas e pretendo continuar no ano de 2024, pois me sinto feliz e tenho prazer em tocar”, comentou.
A expectativa é que até no fim do ano seja possível montar uma banda na escola, porém tudo depende dos ensaios e da prática dos alunos. É necessário que o interesse deles com o projeto seja constante, ensaiando uma vez na semana, com o apoio do professor Abel, comenta a diretora Erica Frank.
“É muito bom, pois além de movimentar habilidades dos alunos com os instrumentos, a atenção, o interesse e foco na sala de aula melhoram.”
ERICA FRANK
Diretora da Emef José Duarte de Macedo