Após a conclusão e inauguração de mais um trecho de asfalto em Vila Deodoro, foi deflagrada uma nova mobilização no sentido da realização de um grande sonho da comunidade da região: o asfaltamento completo da ERS-422, que liga Venâncio Aires e Boqueirão do Leão. Na quinta-feira, 15, uma comitiva formada por representantes das cidades de Venâncio Aires, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier e Progresso esteve na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre, com o objetivo de buscar apoio para a continuidade das obras de pavimentação asfáltica.
O grupo foi recebido pelo diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, em encontro intermediado pelo deputado federal Lucas Redecker (PSDB). Ele foi demandado por lideranças regionais e, sabendo da importância da chamada Estrada da Serra para o escoamento da produção – bem como o seu potencial turístico -, passou a integrar a mobilização. Durante a agenda, Faustino afirmou que a primeira providência para que o asfaltamento tenha sequência é a atualização dos projetos de engenharia e orçamento.
Segundo informações do Daer, os levantamentos foram realizados na década de 80.
Acompanhado da secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, o prefeito Jarbas da Rosa colocou a estrutura do Executivo de Venâncio Aires à disposição para a atualização dos projetos. De acordo com Jarbas, a intenção é agilizar o projeto referente ao trecho entre Linha Brasil e Vila Deodoro.
“Vamos priorizar o trecho mais curto, pois ele liga dois pontos que tiveram asfaltamento concluído recentemente. Depois, seguimos batalhando pela conclusão até Sete Léguas, na divisa com Boqueirão do Leão.”
JARBAS DA ROSA – Prefeitura de Venâncio Aires
“São sete quilômetros, ligando os pavimentos que foram recentemente concluídos no nosso município. Em seguida, buscaremos os 26 quilômetros entre Vila Deodoro e a localidade de Sete Léguas, na divisa com Boqueirão do Leão”, declarou. Embora os projetos estejam defasados há mais de 30 anos, a estimativa inicial é de que, para o menor trecho, seja necessário o valor de R$ 16 milhões.
• R$ 16 milhões é o valor estimado para execução do trecho de sete quilômetros entre Linha Brasil e Vila Deodoro, no interior da Capital Nacional do Chimarrão.
*Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Venâncio Aires.