Uma propriedade rural localizada em Vila Sampaio, no interior de Mato Leitão, foi a primeira do município a alcançar a certificação que a considera livre de tuberculose e brucelose bovina. No local, a família de César Augusto Heisler tem como atividade principal o trabalho com gado leiteiro.
O certificado foi emitido pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal para a propriedade após dois testes negativos consecutivos para as doenças. A primeira rodada de exames foi realizada pelo médico veterinário Jone Daniel Bohn, servidor público da Prefeitura da Cidade das Orquídeas, e a segunda com acompanhamento de profissionais da Inspetoria Veterinária de Venâncio Aires.
“É um título expressivo, que garante um extra no valor do leite e também na venda de animais. De uma maneira geral, valoriza muito a propriedade”, afirmou o veterinário. Bohn explica que o certificado terá validade pelo período de um ano, com possibilidade de prorrogação mediante novos testes nos animais.
Trabalho
Na propriedade dos Heisler, onde além de César residem a esposa dele Márcia, os filhos Guilherme e Lucas e a mãe Lady, há 68 bovinos cadastrados. Desse total, 27 estão em lactação e produzem cerca de 810 litros de leite por dia, comercializados para a Cooperativa Dália Alimentos. A família trabalha com gado leiteiro há mais de 30 anos e também atua com a etapa de terminação de suínos, com três lotes por ano.
Além do médico veterinário Jone Bohn, participaram da entrega do certificado, realizada na segunda-feira, 3, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, o fiscal estadual agropecuário Antônio Borges Werner, o extensionista do escritório local da Emater/Ascar, Rudinei Pinheiro Medeiros, e o veterinário Henrique Schonarth.
A Inspetoria Veterinária de Venâncio Aires atua em Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde. Nos quatro municípios, são apenas três certificados de propriedades livres da tuberculose e brucelose – dois na Capital do Chimarrão e, agora, a primeira na Cidade das Orquídeas.
• 36 é o número de propriedades de Mato Leitão que trabalham com gado leiteiro, conforme o fiscal estadual agropecuário Antônio Werner.
“É um olhar diferente para a propriedade, resultado de muito trabalho e dedicação. Conseguimos fechar o ciclo na criação dos animais.”
GUILHERME HEISLER – Engenheiro agrônomo e filho dos produtores rurais César e Márcia
Saiba mais
- Mato Leitão desenvolve um trabalho de controle e erradicação da brucelose e tuberculose bovina desde 2010. O programa municipal disponibiliza profissional para atendimentos e testes para os animais pertencentes aos agricultores locais.
- O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) foi instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária.
Fonte: AI Prefeitura