A proteína animal segue em expansão no setor agrícola de Venâncio Aires. O dado está presente no relatório de atividades da Emater/RS-Ascar e foi apresentado pela equipe do escritório local, nesta quarta-feira, 20, ao prefeito Jarbas da Rosa, à vice-prefeita Izaura Landim e aos secretários de Desenvolvimento Rural, Celso Ademir Ferreira, e Meio Ambiente, Nilson Lehmen.
O documento revela que o destaque é para a produção de aves, carnes, ovos, suínos, bovinos de corte e de leite e peixes. As produções somadas contribuem com 34,7% do Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA) safra 2022/2023. Já nas atividades vegetais, o tabaco, o milho, a soja, o aipim e a erva-mate seguem sendo importantes para o setor.
Também, conforme o relatório, a população rural de Venâncio Aires é de cerca de 24 mil pessoas, sendo 7,3 mil famílias. Os produtores rurais foram contemplados com 10 programas realizados pela Prefeitura em parceria com a Emater. As ações incentivaram a diversificação de culturas, o aumento da produção e a melhoria na propriedade.
Conforme o chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin, o trabalho realizado busca estar próximo dos produtores, acompanhando e ouvindo as necessidades dos agricultores. “Foram mais de 50 atividades realizadas neste ano. São iniciativas que têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural e social do meio rural.”
O prefeito Jarbas da Rosa parabenizou a atuação da equipe da Emater, ressaltando a importância do trabalho de levar instrução aos agricultores do município. O chefe do Executivo também enfatizou os desafios enfrentados pelo setor agrícola neste ano, ligados à estiagem e às cheias.
Fonte: AI Prefeitura