Mais de 25 mil candidatos de todo o Rio Grande do Sul estão inscritos para as provas do concurso público para professor da Rede Estadual, que ocorre no domingo, 25. Os locais de provas foram divulgados no site do Instituto AOCP, junto com o Cartão de Informação do Candidato.
Em Santa Cruz do Sul, onde está a sede da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), as provas serão em três escolas, no Colégio estadual (CE) Professor Luiz Dourado, na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Petituba e na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Nossa senhora do Rosário. Além de Santa Cruz do Sul, haverá aplicação de prova em mais 29 municípios do estado.
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h45min e fechados, impreterivelmente, às 13h45min. A aplicação das provas objetiva e de redação terá início 15 minutos após o fechamento dos portões. A duração é de quatro horas, incluindo o tempo para marcação do cartão de respostas da prova objetiva e preenchimento da folha com a versão definitiva da redação.
A prova objetiva terá 60 questões, que contemplam língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação da educação, além de conhecimento e habilitação do professor. Depois desta fase, que é eliminatória e classificatória, serão realizadas as provas de redação e de títulos, conforme descrito no edital. Também haverá testes específicos para os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang.
A seleção tem como destino professores para as áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, e oferece 1,5 mil vagas, distribuídas entre as 30 CREs. De forma inédita, o concurso atende às exigências do Decreto Estadual 56.229/2021 e tem reserva de vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.
O resultado final do concurso público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria da Educação e publicado no Diário Oficial do Estado e no site www.institutoaocp.org.br em cinco listas para cada região e área/habilitação em disputa, considerando a ordem de classificação e com a respectiva pontuação dos candidatos. (Fonte: AI Governo do Estado do RS)