O programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e financiada pela Corsan Aegea, iniciou os repasses no final de janeiro. Em Venâncio Aires, foram 16 agricultores beneficiados, segundo o coordenador do PSA no município, o professor da Unisc Marcelo Kronbauer.
Estes agricultores aceitaram receber o diagnóstico nas propriedades e aceitaram as propostas feitas para comissão organizadora, que incluía termos de conservação e proteção das águas de mata no entorno das áreas de nascentes e cursos de água. “Foram, aproximadamente R$ 13 mil repassados nessa primeira leva de contratos”, completo Kronbauer.
A meta para este ano é chegar a 50 agricultores contratados e nos próximos dias serão retomadas as visitas a agricultores interessados. Para quem tiver interesse, é possível entrar em contato com o professor Marcelo Kronbauer no fone/WhatsApp (51) 9 9961-7290.
O que é o PSA
O PSA é um instrumento econômico que busca recompensar todo aquele que, em virtude de suas práticas de conservação, proteção, manejo e recuperação de ecossistemas, mantém ou incrementa o fornecimento de benefícios providos pela natureza. O Pagamento por Serviços Ambientais pode se referir a pequenos projetos locais visando espécies específicas, como também podem ser substancialmente maiores em escala geográfica e monetária, de acordo com o elemento natural que se pretende proteger e potencializar, dessa forma abrem-se inúmeras possibilidades de aplicação desta metodologia, adaptando-se a mesma a diferentes condições ambientais, sociais e financeiras de cada região.