Quando a liderança comunitária começa cedo

-

Desde 2020 à frente da diretoria da Comunidade Católica São José, de Linha Travessa, Rafael Ruver, de 35 anos, e Franciele Andreza da Silva, de 31 anos, têm a fama de serem os mais jovens na presidência de comunidades venâncio-airenses.

Para Ruver, o envolvimento começou cedo, foi coroinha na igreja da localidade, e, junto com a família, foi ‘entrando na onda’. “Acabei me afastando com uns 20 anos, e quando veio o convite fiquei meio relutante, principalmente por conta do tempo e da responsabilidade. Consultei minha família e todos aprovaram”, comenta.

O casal já foi festeiro e sempre buscou colaborar com as festas, mas a participação aumentou após assumir a diretoria. Ruver afirma que conhecia as pessoas e sabia que seria um trabalho interessante, com todos na comunidade tendo suas tarefas e seu papel, o que faz com que ele, como presidente, não precise se preocupar com tudo. “No conselho eles brincam que sou o mais jovem de todas as comunidades da Paróquia São Sebastião Mártir”, conta o presidente da São José.

Entre os maiores desafios da liderança, o casal ressalta o convívio em comunidade e a busca de decisões que sejam aceitas por todos. “Lidar com essa quantidade de gente sempre é complicado, por isso apoiamos o diálogo, tentando fazer o que seja bom para todos”, diz Ruver.

De acordo com Rafael, as pessoas esperam convites para participar. “Então vamos atrás”, frisa. Entre os projetos, os dois priorizam a inserção de crianças e adolescentes na comunidade. “É uma forma de trazer eles para a igreja. Além disso, estamos empenhados no projeto dos coroinhas, que sempre traz a família junto. E, claro, sem esquecer as demandas que as pessoas pedem”, detalha Franciele. De acordo com ela, a comunidade conta com um bom engajamento dos jovens e dos mais velhos, principalmente junto com suas famílias.

Na questão de infraestrutura, a capela da localidade recebeu uma reforma recente, com melhorias no telhado e no forro. Além disso, o casal explica que sempre tem objetivos para melhorar o local.

“Buscamos a união da comunidade, o envolvimento de mais pessoas.”

RAFAEL RUVER

Presidente da Comunidade Católica São José

Pandemia

O casal assumiu a presidência da Comunidade São José em 2020, dias antes do começo da pandemia de Covid-19. Por conta disso, o começo foi desafiador. “Houve uma paralisação total, festas, homenagens, missas, essas reuniões que o pessoal espera e reúnem todos. Agora eles estão procurando, pois sentiram falta, dá para notar que estão retornando”, avalia Franciele.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido