Desde 2020 à frente da diretoria da Comunidade Católica São José, de Linha Travessa, Rafael Ruver, de 35 anos, e Franciele Andreza da Silva, de 31 anos, têm a fama de serem os mais jovens na presidência de comunidades venâncio-airenses.
Para Ruver, o envolvimento começou cedo, foi coroinha na igreja da localidade, e, junto com a família, foi ‘entrando na onda’. “Acabei me afastando com uns 20 anos, e quando veio o convite fiquei meio relutante, principalmente por conta do tempo e da responsabilidade. Consultei minha família e todos aprovaram”, comenta.
O casal já foi festeiro e sempre buscou colaborar com as festas, mas a participação aumentou após assumir a diretoria. Ruver afirma que conhecia as pessoas e sabia que seria um trabalho interessante, com todos na comunidade tendo suas tarefas e seu papel, o que faz com que ele, como presidente, não precise se preocupar com tudo. “No conselho eles brincam que sou o mais jovem de todas as comunidades da Paróquia São Sebastião Mártir”, conta o presidente da São José.
Entre os maiores desafios da liderança, o casal ressalta o convívio em comunidade e a busca de decisões que sejam aceitas por todos. “Lidar com essa quantidade de gente sempre é complicado, por isso apoiamos o diálogo, tentando fazer o que seja bom para todos”, diz Ruver.
De acordo com Rafael, as pessoas esperam convites para participar. “Então vamos atrás”, frisa. Entre os projetos, os dois priorizam a inserção de crianças e adolescentes na comunidade. “É uma forma de trazer eles para a igreja. Além disso, estamos empenhados no projeto dos coroinhas, que sempre traz a família junto. E, claro, sem esquecer as demandas que as pessoas pedem”, detalha Franciele. De acordo com ela, a comunidade conta com um bom engajamento dos jovens e dos mais velhos, principalmente junto com suas famílias.
Na questão de infraestrutura, a capela da localidade recebeu uma reforma recente, com melhorias no telhado e no forro. Além disso, o casal explica que sempre tem objetivos para melhorar o local.
“Buscamos a união da comunidade, o envolvimento de mais pessoas.”
RAFAEL RUVER
Presidente da Comunidade Católica São José
Pandemia
O casal assumiu a presidência da Comunidade São José em 2020, dias antes do começo da pandemia de Covid-19. Por conta disso, o começo foi desafiador. “Houve uma paralisação total, festas, homenagens, missas, essas reuniões que o pessoal espera e reúnem todos. Agora eles estão procurando, pois sentiram falta, dá para notar que estão retornando”, avalia Franciele.