Durante esta quinta-feira, 14, dia em que o Jornal Folha do Mate e a Rádio Terra FM repercutiram a situação da Usina de Triagem, em Linha Estrela, interior de Venâncio Aires, que tem acúmulo de lixo, a reportagem esteve novamente no local. Na oportunidade, observou-se que a quantidade de resíduos diminuiu bastante, conforme projetado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Estão trabalhando no local máquinas e servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e funcionários da empresa que faz o transbordo até Minas do Leão.
A empresa Recimak, de Venâncio, venceu o processo de contratação emergencial pelo menor preço e deve iniciar os trabalhos nas próximas semanas. Em entrevista, o prefeito Jarbas da Rosa falou que a situação da usina deve ser normalizada quando a nova empresa começar a atuar no local.
Anteriormente, quem fazia o trabalho era a CRC Cooperativa dos Vales do Taquari e Rio Pardo, que teve o contrato rescindido pela Administração Municipal por conta de maus resultados e problemas em relação à segurança do trabalho.