Há quem ache que a devoção aos santos é uma prática que ainda só é mantida pelos mais velhos, mas a fé em São Sebastião Mártir também é movimentada pelos mais jovens das mais diversas formas. Um exemplo é Maria Eduarda Wagner, 19 anos, que participa do grupo de animação da Paróquia São Sebastião Mártir cantando e tocando violão e cajon. “Me descobriram e me incentivaram bastante. Gosto de servir a Deus e ao Bastião desta forma, dizem que quem canta, reza duas vezes”, destaca a jovem.
Maria também já foi coroinha, mas foi na música que encontrou a forma de manifestar a sua fé e devoção a São Sebastião Mártir. Ela iniciou a acompanhando o irmão Leonardo Daniel Wagner nas animações das missas da Comunidade São Lucas, do bairro Aviação, e hoje lidera o grupo musical, que conta com 15 integrantes, junto com Felipe Borges e Milena Neumann. Em 2020 também foi festeirinha da Festa do Bastião, quando se envolveu ainda mais e assumiu responsabilidades. Os avós, Iracema e Elemar Wagner, também já foram festeiros da festa, em 1990. “Quando era coroinha, meu maior sonho era servir o altar na missa campal – ato de entregar a hóstia e fazer o preparo da mesa para benção do padre – e isso consegui por dois ou três anos”, relembra.
Nas atividades que antecipam a Festa do Bastião, Maria participa acompanhando e animando todas as peregrinações e na manhã da última quinta-feira, 16, participou do arrastão do Bastião que passou por algumas entidades da Capital do Chimarrão. “Me sinto bem participando e me envolvendo, não é só ir nas missas, é cantar, criar vínculos e amizades a partir do Bastião. Somos uma família”, afirma ela, que pretende cursar Psicologia.
A busca pela fé, segundo a jovem, começou pela influência dos pais, que também são envolvidos na comunidade do bairro Aviação. O pai, Décio Luis Wagner, é o tesoureiro e a mãe, Sandra Beatris Berté Wagner, é coordenadora catequista. “Hoje tenho consciência própria do quanto o padroeiro ajuda e faz milagres, já tive diversas provas pessoais disso.”
A jovem integra ainda o grupo geral de jovens da Paróquia, que participam de atividades como a montagem dos tapetes no Corpus Christi e a Semana Missionária. Ela agradece a ajuda e apoio do Conselho Paroquial, que ‘compra’ as ideias dos jovens e auxilia no que for preciso. Ao todo são 93 membros no grupo jovem. Nesta segunda-feira, 20, Maria participará da animação da missa pela manhã e também da missa campal e da procissão pelas ruas de Venâncio Aires, à tarde.