Aquilo que era uma projeção do prefeito Carlos Bohn, anunciada logo após o encerramento da 4ª Festa das Orquídeas, deve se tornar realidade. A Administração Municipal e a comissão organizadora trabalham para que a quinta edição do maior evento de Mato Leitão, e que enaltece a flor-símbolo do município, seja realizada em 2025.
As datas da 5ª Festa das Orquídeas e da 15ª Exposição Estadual e da 3ª Exposição Nacional de Orquídeas constam no projeto de lei que estabelece o Calendário de Eventos do município. A matéria foi aprovada pelos vereadores durante sessão ordinária realizada na noite da terça-feira, 10. Conforme o documento, os eventos estão previstos para os dias 5, 6 e 7 de dezembro (sexta, sábado e domingo).
Até então, a Festa das Orquídeas vinha sendo realizada com o intervalo de quatro anos entre cada edição. Em dezembro do ano passado, entretanto, ao avaliar o evento promovido no início de dezembro, Bohn já havia ventilado a possibilidade de o evento ocorrer a cada dois anos. Na época, ele destacou os excelentes resultados gerados pela atividade, os mesmos mencionados por ele nesta semana ao comentar sobre a previsão de a festa ocorrer no ano que vem.
“A quarta edição consolidou a festa e esse sucesso nos motivou a tomar essa decisão. Foram resultados excelentes. O público de 28 mil pessoas representa quase seis vezes a nossa população. Recebemos turistas de todas as regiões do estado”, afirma. Além do número expressivo de visitantes, as exposições do ano passado bateram recordes com a presença de 1.268 flores, 155 expositores e 22 associações de orquidófilos.

Captação de recursos
O chefe do Executivo mato-leitoense ainda destaca dois fatores importantes para tornar possível a realização da quinta edição no fim do próximo ano. De acordo com ele, o projeto para captar recursos por meio da Lei Rouanet, vinculada ao Ministério da Cultura, já está aprovado desde julho deste ano.
Além disso, no início de 2025 começarão os encaminhamentos para a busca de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que é vinculada à Secretaria da Cultura do Estado. Para o início do próximo ano também se projeta a definição de quem presidirá a quinta edição do evento e deve acontecer a formatação da nova comissão organizadora.
“A captação de recursos é fundamental, especialmente para pensarmos a programação e estrutura”, menciona. Outro ponto determinante é que a exposição estadual de orquídeas em Mato Leitão em 2025 já integra o calendário oficial da Federação Gaúcha de Orquidófilos.
No mês passado, o grupo que já vem trabalhando na organização do evento se reuniu com representantes da Prefeitura para alinhar alguns assuntos e nos próximos dias deve ser realizado um encontro com o prefeito eleito Arly Stöhr, o Flecha, para tratar do tema. A data para escolha do novo trio de soberanas da Festa das Orquídeas também consta no projeto de lei referente ao Calendário de Eventos. A corte deverá ser eleita no dia 19 de março, durante a festa de aniversário do município.