Após o Ecoponto da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) ser desativado, em março, os venâncio-airenses voltaram a ter dúvidas sobre a forma correta de descarte de móveis usados. Atualmente, o processo foi simplificado e passa a fazer parte da coleta de lixo realizada pela empresa Terra Ciclo.
Para descartar os móveis é necessário deixá-los na calçada, de preferência ao lado do contêiner, para que seja recolhido nas quartas-feiras e sábados – ainda que a empresa também recolha em outros dias, em caso de necessidade. Todos os móveis são recolhidos e, depois, encaminhados para a Sisp, para descarte correto.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, durante o trajeto do caminhão que recolhe o lixo, o motorista identifica se existem móveis próximo ao meio-fio e informa em um grupo da empresa. Com a localização, outro motorista vai ao local. “Por outro lado, para o recolhimento de lixo eletrônico, é preciso aguardar as datas específicas. A próxima é dia 10 de junho, o segundo sábado do mês”, diz.
O gerente operacional da Terra Ciclo, Paulo Roberto Lopes, ressalta que há um grupo de WhatsApp no qual estão os integrantes das oito equipes da empresa, com destinos diferentes. “Quando um caminhão passa e alguém vê um móvel, é repassado para o grupo, com número da casa e nome da rua, para o responsável recolher, nas quartas e sábados. Mas quase sempre quando alguém vê o móvel na rua acaba recolhendo. Toda a área urbana de Venâncio Aires recebe o atendimento”, frisa o gerente operacional.
8
É o número de equipes da Terra Ciclo que realiza a coleta de lixo e móveis usados.
O Gabinete da Primeira-dama recebe qualquer tipo de móvel, desde que esteja em bom estado. Para realizar a doação. Basta entrar em contato pelo telefone (51) 2183-0672.
Além dos móveis usados
1 Vidro é lixo reciclável e pode ser colocado nos contêineres azuis.
2 Pneus, lâmpadas e pilhas têm logísticas reversa – sistema que possibilita o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo, para que sejam convertidos novamente em matéria-prima para a indústria.
3 Para o recolhimento de galhos, é preciso que o responsável pelos rejeitos entre em contato com o Setor de Limpeza e Conservação Urbana. Para isso, deve fazer contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (51) 2183-0738. Basta informar o endereço e o número da casa em que se encontram os galhos.
4 O lixo eletrônico é recolhido, mensalmente, em ação da Secretaria do Meio Ambiente, na Praça Coronel Thomaz Pereira.
5 O que for recolhido pelo Meio Ambiente será levado para a Usina de Triagem, em Linha Estrela, e, posteriormente, para o aterro sanitário de Minas do Leão, na Região Carbonífera.