Recuperadas oito das 21 armas ‘pesadas’ furtadas do Exército

-

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro recuperaram, na quinta-feira, 19, oito das 21 armas de grosso calibre furtadas do Arsenal de Guerra de São Paulo, repartição do Exército localizado na cidade de Barueri. Segundo reportagem de Léo Rodrigues e Bruno Bocchini, repórteres da Agência Brasil, as armas foram encontradas dentro de um carro roubado, no bairro Gardênia Azul, situado na zona oeste da capital fluminense.

A ausência do armamento foi notada no dia 10 de outubro e fez com que o Comando Militar do Sudeste determinasse o aquartelamento da unidade para apurar os fatos. No momento ainda há cerca de 160 militares impedidos de sair do quartel. Até agora, nenhum militar foi preso, de acordo com o Comando Militar do Sudeste.

Foram apreendidas quatro das 13 metralhadoras calibre .50 que haviam desaparecido. São armas capazes de derrubar aeronaves. A Polícia Civil do Rio recuperou também quatro dos oito fuzis calibre 7,62 que foram furtadas.

O Exército informou que o diretor do Arsenal de Guerra de São Paulo, responsável pelo quartel do Barueri, o tenente-coronel Rivelino Barata de Sousa Batista, será exonerado de sua função, mas não será expulso.

O Arsenal de Guerra de São Paulo é uma unidade técnica de manutenção. Ela recebe armamentos inservíveis, que passam por uma avaliação para saber se a recuperação é viável economicamente. Caso o reparo não seja indicado, é iniciado o processo de desfazimento e destruição.

Em entrevista coletiva na noite de hoje, em São Paulo, o general de Brigada Maurício Vieira Gama, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sudeste, confirmou que pode haver militares envolvidos no furto dos armamentos e que dezenas deles receberam o formulário de apuração disciplinar e estão em prazo para apresentar suas defesas.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido