A Secretaria do Meio Ambiente entregou nesta quarta-feira, 9, mais um biodigestor escolar. Dessa vez, a Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas foi contemplada com a ação. Em razão disso, os profissionais da pasta repassaram orientações sobre o uso do equipamento que passa a funcionar oficialmente no educandário.
Aos alunos e às funcionárias, o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, e as fiscais ambientais Carin Gomes e Clarissa Gomes explicaram o funcionamento do biodigestor. Através do equipamento, os estudantes entendem a importância da separação dos rejeitos orgânicos, do uso de biofertilizantes e da utilização do combustível gerado para a preparação da merenda escolar. Isso porque a estrutura transforma restos de comida em gás e fertilizantes usados na própria instituição.
“Um dos múltiplos benefícios proporcionados pelo programa está o uso do equipamento como inspiração para o desenvolvimento de atividades em diversas disciplinas. Como exemplo, pode ser mostrado como uma planta se desenvolve com o uso de biofertilizante”, destaca a coordenadora do programa, Carin Gomes.
A iniciativa, que é referência nacional, busca promover a educação ambiental e o adequado gerenciamento dos resíduos produzidos nas escolas. O projeto Lixo Zero já repassou biodigestores a 12 educandários da rede municipal. Com o uso do equipamento, que também produz biofertilizante extremamente benéfico para as plantas, as instituições têm doado o produto orgânico líquido à comunidade, para adubação em hortas, pomares e floreiras.
Fonte: AI Prefeitura