O Republicanos informou nesta quinta-feira, 18, que terá chapa pura para concorrer à majoritária nas eleições municipais deste ano em Mato Leitão. A informação é do presidente da sigla, Leonardo Alves, 24 anos, que também é o pré-candidato a prefeito do partido. O pré-candidato a vice é Joacir Mai, 44 anos.
Alves é assistente administrativo e atua na política como ativista há alguns anos. Durante cerca de dois anos foi filiado ao Progressistas, sigla pela qual concorreu nas eleições de 2020 ao cargo de vereador, mas não se elegeu. Entretanto, em 2021 assumiu como titular na Câmara de Vereadores.
Mai trabalha em frigorífico e nunca concorreu a cargos políticos, mas auxiliou na fundação do Republicanos na Cidade das Orquídeas. “Ele sempre teve interesse pela política e em contribuir com o município, principalmente na área da agricultura, na qual atuou grande parte da vida dele e tem um bom conhecimento”, relata Alves.
Ainda segundo o presidente do partido e pré-candidato a prefeito, o processo para fundação do Republicanos em Mato Leitão iniciou logo depois da eleição municipal de 2020, quando o município tinha apenas uma chapa concorrendo à Prefeitura. Ele salienta que o entendimento foi que o município precisava de novas lideranças.
“Principalmente para cargos no Executivo. A partir disso, decidimos fundar um novo partido, na intenção de darmos oxigênio para a política de Mato Leitão, trazendo pessoas com potencial de liderança que podem contribuir com excelentes projetos para nossa cidade”, destaca.
Com essa confirmação, agora a Cidade das Orquídeas tem quatro pré-candidaturas à Prefeitura: Arly Stöhr, o Flecha, (PDT) e Luciano Vargas (MDB), que também representam o PSDB; Arcênio Maldaner e Volnei Hochscheidt, ambos do PP; Antônio Pereira da Silveira e Cleberton Ferreira, os dois do PL; e Leonardo Alves e Joacir Mai, os dois do Republicanos.