Foto: Luana Schweikart
Foto: Luana Schweikart

Na tarde deste sábado, 24, o coletivo Somos Um realizou a 1ª Mateada da Diversidade na Praça Coronel Thomaz Pereira, no Centro de Venâncio Aires. O evento reuniu lideranças municipais, representes e apoiadores da sigla LGBTQIAP+ para promover o respeito e celebrar a diversidade de gênero, sexualidade e identidade.

A integrante do Mães pela Diversidade, Eliane Turcatto, falou do trabalho do movimento que é de acolher toda a família e dar apoio à causa LGBTQIAP+. “Convido a quem quiser participar, podem nos chamar pelo Instagram. Apesar do nome do grupo ter a palavra mães, ele é para toda família, nossos filhos são uma bênção.”

O dj e integrante do coletivo Somos Um, Alex Cascalho, destacou que em anos anteriores o público gay não era bem-vindo e o grupo veio para ser este espaço e trazer atrações. “Precisamos de diversão e também de direitos, principalmente respeito e igualdade social”, afirmou.

A vice-prefeita Izaura Landim relatou que enquanto enfermeira, pôde ter uma convivência próxima com o público LGBTQIAP+ e sabe do sofrimento que passam. “Sei como é difícil se fazerem respeitar por uma sociedade que impõe diferenças, e sabe onde está essa diferença? Na falta de oportunidade que é imposta para este público, limitando o desenvolvimento.” Ela também comentou sobre o retorno dos conselhos e a criação do Conselho da Diversidade, que nos próximos dias deve ter reunião.

Entre os participantes do evento estavam Inácio Ketzer, 23 anos; Ana Luiza Huve Teixeira, 21 anos; e Andressa Duarte da Silva, 30 anos. Os jovens aproveitaram a oportunidade de ter um evento direcionado para este público em Venâncio para participar, já que costumam frequentar os que acontecem em cidades vizinhas. Ana, inclusive, ajudou na organização da mateada.

Inácio, Ana e Andressa participaram do evento. (Foto: Luana Schweikart)

A mateada contou com apresentações de drag queens, dança, música e roda de conversa. Teve a participação de artistas locais, líderes comunitários, autoridades e pessoas engajadas na luta pela igualdade, com o objetivo de trazer visibilidade e promover a conscientização. A ação também contou com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires.