Por Juan Grings e Leonardo Pereira
Assim como residências e lojas, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vila Mariante também foi atingida pela enchente do rio Taquari do início deste mês. Desde então, a região está sem fornecimento de água e, de acordo com o gestor de relações institucionais da Corsan Aegea na região, João Batista Corim da Rosa, não há previsão exata para o restabelecimento – deve levar mais algumas semanas.
Por enquanto, o trabalho das equipes da companhia tem sido somente de avaliação dos estragos. Os técnicos conseguiram acessar a região apenas na última semana, uma vez que as vias terrestres também foram comprometidas. “Estamos aguardando uma reunião com o prefeito Jarbas da Rosa para definir o que será feito com Mariante. Vamos fazer o máximo para restabelecer o mais breve possível. Vamos nos reunir com a parte técnica para analisar e definir a melhor estratégia para o restabelecimento”, afirmou.
Ainda em razão da fase preliminar das ações, não é possível estimar o valor que será necessário investir para a recuperação da ETA. O gestor esteve em Vila Mariante na manhã de ontem, após reunião com o prefeito, para observar como está a estrutura da estação. “O imóvel praticamente tem que refazer todo. Não caiu, mas foi comprometido. Perdemos todo o mobiliário, tivemos perda total do equipamento de laboratório. O reservatório de inox, que era assentado no chão, foi arrastado a 12 metros da base. Já a parte de rede, na hora que a gente ligar o sistema que nós vamos avaliar, mas certamente foi perdido hidrômetro, ramal de água, entre outros”, lamentou.
Resiliência futura
Pensando na resiliência da estrutura para novas cheias, que são cada vez mais frequentes na região, a Corsan Aegea trabalha com a possibilidade de substituir a Estação de Tratamento de Água por poços artesianos. No entanto, essa definição dependerá do resultado de estudos geológicos no local, que vão apontar a viabilidade do projeto. “Esse é um projeto macro da empresa, para onde for possível substituir as estações de tratamento de água, que têm captação superficial, como em rio e barragem. Se possível, será aplicado em Mariante”, disse.
Energia elétrica
Desde a noite de terça-feira, 21, a Rio Grande Energia (RGE) iniciou o restabelecimento de energia elétrica no distrito de Vila Mariante. A reportagem esteve na localidade ontem e constatou que na região central, principalmente no trecho pavimentado da ERS-130, já há energia elétrica – em especial nos estabelecimentos comerciais. Ainda há veículos da RGE trabalhando para a retomada da luz em todas as áreas afetadas pela enchente do rio Taquari.
Passo dos Narcisos e Taquari Mirim
- A estação de Mariante também é fundamental para o fornecimento de água em localidades da região, como Passo dos Narcisos e Taquari Mirim. Para amenizar o desabastecimento, um caminhão-pipa, de Santa Catarina, está sendo utilizado para levar água aos moradores.