A Secretaria de Meio Ambiente sediou, nesta quarta-feira, 16, mais uma reunião para implantação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA). O encontro reuniu representantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Corsan, Comitê das Nascentes e administração municipal. O assunto principal buscou analisar como será o funcionamento da iniciativa no município.
Durante a reunião, a Unisc apresentou uma proposta de funcionamento do PPSA. A sugestão busca a identificação e o mapeamento das nascentes, o contato para adesão do programa, realização de ações do Planejamento Individual de Propriedade (PIP) e o monitoramento das águas. Com a iniciativa, os produtores rurais poderão ser remunerados por práticas de preservação. Venâncio Aires recebe o projeto-piloto da Corsan para PPSA.
O projeto é desenvolvido pela Unisc, subsidiado pela Corsan e tem parceria com a Prefeitura. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, a iniciativa será exemplo para todo o Brasil. Agora, o Comitê e a administração municipal definirão os critérios da atividade. A expectativa da equipe local é que as ações iniciem ainda neste ano.
Fonte: AI Prefeitura