A concessionária RGE apresentou, na manhã desta terça-feira, 23, um recurso à Justiça gaúcha no qual solicita 48 horas de prazo para restabelecer a energia elétrica em todos os pontos de Venâncio Aires. Ou seja, a empresa pede 24 horas a mais do que foi determinado judicialmente na noite de domingo, 21, após o Município ingressar com ação civil pública.
O prazo determinado pela Justiça já encerrou na manhã de hoje. Se o pedido de reconsideração da concessionária for deferido, a empresa terá prazo até a manhã desta quarta-feira, 24, para restabelecer a luz em todos os locais. “O recurso será avaliado pela Justiça. Não sabemos qual vai ser o teor do resultado, que deve sair na tarde de hoje. Estamos vigilantes, aguardando o retorno da Justiça com relação ao recurso da RGE”, disse o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa.
Conforme o chefe do Executivo, a estimativa é de que mais de 400 clientes ainda estejam sem energia elétrica no município. “Isso nos preocupa muito, pois já estamos indo para o oitavo dia sem abastecimento”, lamentou. Conforme a procuradora-geral do Município, Gisele Spies Chitolina, se a juíza não deferir o pedido, a multa aplicada à RGE já ultrapassaria R$ 300 mil, ao considerar que a empresa está sujeita à multa de R$ 800 por dia, para cada cliente sem energia.
A RGE informou que no pico de desabastecimento, 30.152 unidades consumidoras foram atingidas em Venâncio Aires. Até a manhã de ontem, 29.583 clientes tiveram a energia restabelecida. Na tarde de ontem, o número de clientes sem luz caiu para 423.