Ainda sem vencer na Divisão de Acesso 2023, o Guarani se vê pela primeira vez com o risco de ser rebaixado matematicamente. Caso seja derrotado pelo Santa Cruz, no sábado, 24, às 15h, no Estádio dos Plátanos, e o Bagé vencer o São Gabriel, dentro de casa, no mesmo horário, o Rubro-negro venâncio-airense estará oficialmente na Terceirona Gaúcha – faltando três rodadas para o fim da competição.
Com apenas 3 pontos no torneio, o Índio ocupa a 8ª e última posição do grupo B, 7 pontos atrás do primeiro clube fora da zona de rebaixamento, o Bagé, com 10 pontos anotados. A equipe tem três empates e sete derrotas, sendo o único que ainda não conquistou vitórias. Para o confronto, o treinador Henrique Schwarzer não contará com o atacante Thael (suspenso), o zagueiro Lucas Frank e o lateral Lucas Bica, que foram dispensados na última semana. Além deles, o atacante Cadu – artilheiro da equipe com dois gols – é dúvida, com desconforto no adutor, enquanto que o centroavante Vinícius Padilha está recuperado e deve ser opção.
A semana de treinamentos foi focada em resolver os problemas na saída de jogo e recomposição defensiva. Segundo Schwarzer, ficaram no grupo os atletas que realmente têm vontade de competir e ganhar algo na carreira. “Focamos no que podemos controlar, por isso estamos trabalhando de maneira específica em cada atleta para que eles possam evoluir na carreira. Prometi que a equipe seria competitiva, e ela está sendo, com exceção do jogo do Pelotas”, pontua o treinador.
Ele ainda diz que a pontuação no torneio não condiz com a realidade, pois as derrotas vieram no detalhe, e o time mostrou rendimento. Em relação ao adversário, Schwarzer afirma que o elenco está ciente da qualidade adversária, com isso a responsabilidade e obrigação é toda do Galo santa-cruzense. “Pelo investimento e pelo grupo, eles são favoritos. Nós precisamos competir e buscar pontos lá.”
Adversário
Embalado e ainda invicto, o Santa Cruz é o líder do grupo B com 20 pontos conquistados, são cinco vitórias e cinco empates. Na última rodada, venceu o Inter de Santa Maria, fora de casa, pelo placar de 2 a 1 e encaminhou a vaga para as quartas de final. Para o confronto contra o Guarani, o treinador Daniel Franco tem quatro jogadores suspensos, o zagueiro Tairone, o meia Cris Magno, o atacante Gustavo Sapeka e o centroavante João Pedro.
Por outro lado, conta com o retorno dos zagueiros Micael e Diego Rocha, que voltam de suspensão, e do lateral-esquerdo Paulinho, retorna após lesão. Franco ainda pode contar com a estreia do volante Uillian Corrêa, recentemente anunciado.
Em caso de vitória, o Santa Cruz garante classificação para a próxima fase da Divisão de Acesso.
Ficha técnica:
Provável Guarani: Leonardo Sulzbach; Walendorff, Edmilson, Wester e Jefferson; Pedro Arão, Yuri e João Sebben; Wendell, Cadu e Marcão.
Treinador: Henrique Schwarzer
Provável Santa Cruz: Rafael Copetti; Jean Carlo, Micael, Diego Rocha e Taygor; David, Leylon e Mauricio; Pepeto, Pablo Bueno e Eduardo Jr.
Treinador: Daniel Franco
No primeiro turno, o Santa Cruz venceu, no estádio Edmundo Feix, pelo placar de 1 a 0. O gol foi anotado por Vinícius, aos 38 minutos do segundo tempo.